Levante Ideias - BR Distribuidora

Investor Day da Vibra Energia

A Vibra Energia (BRDT3), antiga BR Distribuidora, realizou o Investor Day na manhã desta quarta-feira (01), apresentando maiores detalhes da trajetória e projetos concluídos desde a abertura de capital em 2017 e também sobre os projetos futuros de expansão do negócio.

A companhia vem realizando movimentações desde o ano passado (2020) em direção à uma atuação na comercialização, distribuição completa no segmento de energia de maneira mais ampla, englobando novos combustíveis e fontes de energia (etanol, biogás, GNL por exemplo), sendo um dos principais pontos a compra da Targus, uma trading de energia, se posicionando para uma mudança na matriz energética mundial prevista ao longo dos próximos anos.

Em termos de eficiência operacional, a Vibra realizou medidas importantes desde a redução da participação da Petrobras de 71,25% para 37,5%, o que conferiu à Vibra o status de empresa privada, com o Estado passando de controlador para acionista de referência, dando maior autonomia à gestão.

Ademais, a companhia foi capaz de remodelar os contratos de comercialização de combustíveis, reduzindo o tempo de fechamento de contratos de 180 dias para 40 dias, reduziu equipe, otimizou a estrutura logística criando blocos de atuação logística em cada região do país e terceirizou os planos de saúde, além de mudar a estrutura do plano de previdência, retirando um passivo atuarial bilionário.

Isso só para citar os principais.

As medidas permitiram à companhia sair de uma margem Ebitda/m³ da faixa de R$ 60 a R$ 70 para mais de 100, fechando uma importante lacuna com os principais concorrentes.

Além disso, melhorou a estrutura de endividamento, alongando prazos e reduzindo o custo do endividamento, melhorando o fluxo de caixa e se tornando uma excelente distribuidora de proventos.

Agora a companhia se prepara para expandir seus braços de atuação entrando em novos mercados focados no segmento de energia mais limpa.

Em complemento à melhoria da operação atual já existente (Distribuição de combustíveis, Lojas de conveniência, Comercialização e trading de energia elétrica), os novos vetores de crescimento envolvem a oferta de gás natural e biometano, soluções de carregamento de veículos elétricos, entrada no mercado de etanol e derivados e investimento em novas soluções para fontes de energia como hidrogênio e células de combustíveis.

E Eu Com Isso?

Com a apresentação do Investor Day, um dos mais esperados eventos da companhia desde a entrada do “Super CEO” WIlson Ferreira Jr. (ex-Eletrobras), a Vibra deixa clara as avenidas que irá pavimentar daqui em diante e, inclusive, deixando bem definido os segmentos que não irá atuar: majoritariamente atividades que envolvem um capital intensivo como refino, geração de energia elétrica e infraestrutura de transporte.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da BR Distribuidora (BRDT3) do 2T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.