irbr3

Investigação na IRB Brasil

Em fato relevante divulgado na manhã desta sexta (26), a empresa de resseguros IRB Brasil RE (IRBR3) anunciou que foi concluída a investigação independente realizada pela KPMG Assessores Ltda. e pela Felsberg Advogados sobre a divulgação de informações acerca da base acionária da Companhia.

Foram identificados os responsáveis pela disseminação de informação inverídica de que a Berkshire Hathaway, comandada por Warren Buffett, teria participação relevante na base acionária da companhia.

Adicionalmente, em apurações internas, a nova Diretoria detectou a existência de irregularidades no pagamento de supostos bônus a ex-diretores e a outros colaboradores do IRB Brasil RE e suas controladas, em montante já identificado de aproximadamente 60 milhões de reais.

A nova Diretoria, verificou, ainda, que em fevereiro e março de 2020 foram realizadas operações de recompra de ações da companhia que ultrapassaram as quantidades autorizadas pelo Conselho de Administração em 2.850.000 ações. 

O IRB informou que os responsáveis por todas estas irregularidades apuradas não integram mais os quadros da companhia.

Ainda que a companhia não tenha revelado que a Diretoria anterior (CEO e CFO que foram demitidos) tenha sido responsável por vazar a informação errônea sobre a não participação da Berkshire Hathaway, esse fato já era de conhecimento público.

Por outro, além do pagamento de bônus a executivos ser uma novidade, a confirmação das primeiras irregularidades é sinal de que realmente havia “fogo” em meio a “fumaça” de notícias negativas envolvendo a empresa de resseguros. 

Dessa forma, o mercado pode aumentar as apostas para a confirmação de novas irregularidades, causando um impacto negativo nas ações de IRB Brasil RE (IRBR3) no curto prazo.

A empresa apresentou novidades após sua assembleia geral extraordinária realizada no último dia 23/jun. A primeira delas foi a criação de uma reserva de lucros estatutária. Um dos objetivos é atender ao pedido para que a companhia comprove que possui meios de arcar com o ressarcimento de 1 bilhão de reais pelos prejuízos causados a investidores. 

Outra novidade foi a expansão de Diretoria Executiva, com a criação de três novas cadeiras para diretores sem designação específica com o objetivo de melhorar a governança corporativa.

Mesmo assim, a queda acumulada de 7 por cento nos últimos três pregões enquanto o Ibovespa subiu 0,7 por cento no mesmo período sugere que o mercado ainda aguarda pelos seus números referentes ao primeiro trimestre de 2020, que devem ser divulgados na próxima segunda-feira (29 de junho).

Durante a divulgação dos números referentes ao quarto trimestre de 2019, a gestora de recursos Squadra já havia sugerido irregularidades na recorrência de resultados e a antiga gestão de IRB Brasil sequer comentou. Por isso, a visibilidade para o que pode estar por vir na próxima segunda é praticamente zero. 

Por último ainda existe uma investigação da Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia que regula e fiscaliza o setor, sobre a disponibilidade de reservas técnicas para as operações de resseguros no Exterior.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: IRB Brasil RE (IRBR3): Juíza nega pedido para reconsiderar comprovação de 1 bilhão de reais

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Resultados do 2T20 da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta segunda-feira (20), após o fechamento do mercado e com atraso, seus resultados do segundo trimestre de 2020. Como era de

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel