Denise Campos de Toledo EECI

Incertezas tendem a manter o mercado volátil

O mercado global segue muito volátil, com vários fatores de incerteza, que ampliam a volatilidade dos ativos, tendo um horizonte de mais dificuldades para o cenário econômico em 2023 como, aliás, sinalizou o FMI, no Relatório de Acompanhamento Global.

Esta semana refletiu bem o nível de incertezas com a divulgação dos dados de inflação no exterior, especialmente nos Estados Unidos, onde o CPI chegou a 0,4% em setembro, o dobro do previsto, sem maiores alívios não composição. Porém, como a ata do Federal Reserve, divulgada na véspera, mesmo reconhecendo, antes do novo dado, que a inflação permanece muito elevada, mas que será preciso calibrar os ajustes dos juros, para mitigar danos, o mercado ficou com uma percepção menos pessimista. Em novembro deve vir mesmo o ajuste de 0,75 ponto que já estava no radar. Mas ainda se conta com a possibilidade de o aumento total, até 2023, ser inferior às projeções. Embora isso não signifique que se possa descartar um movimento de retração da economia, que costuma ocorrer quando há um aperto maior dos juros.

Sinalização ainda pior para a Europa que, possivelmente, terá de promover correções mais fortes dos juros, diante da inflação persistentemente alta, mesmo com os riscos relacionados a crise de energia, que tende a se agravar no inverno. Aliás, crise relacionada à guerra onde se vê a intensificação dos ataques à Ucrânia e ameaças de uso de armas nucleares pela Rússia, desde a destruição da ponte na Crimeia, no último final de semana. Os países ocidentais prometem reforços, sem reconhecer o anúncio de anexação de territórios feito por Putin, o que amplia as preocupações geopolíticas.

Todo esse cenário aponta para uma fuga maior para os ativos em dólar, com aumento do custo do crédito internacional, maior volatilidade também dos preços de commodities, o que tende a ter piores reflexos para os emergentes. Daí a previsão de um cenário de nuvens pesadas pelo Fundo Monetário Internacional.

O mercado no Brasil tem, em boa medida, acompanhado as variações externas, mantendo até um certo descolamento mais favorável, apesar de estarmos em meio às disputas eleitorais cada vez mais acirradas. O que se nota é uma certa confiança quanto à adoção de um programa econômico responsável, independentemente de quem saia vencedor, até pelas dificuldades que terão de ser gerenciadas no próximo ano. 

É certo que há incertezas quanto aos aumentos de gastos sociais, de despesas com o funcionalismo, com o Parlamento, via orçamento secreto, por exemplo, que é dos maiores desvios de recursos que o País já tevê, agora de forma institucionalizada. Mas se conta, em princípio, com a adoção de uma agenda de reformas, de revisão do teto de gastos e do orçamento, que definam um arcabouço fiscal minimamente responsável. Se é ilusão, mais à frente vamos conferir. Assim como vamos conferir se 2023 será tão difícil no âmbito global como se está desenhando. Mas em meio a essas incertezas, o certo é que o mercado deve permanecer muito volátil, com movimentos nem sempre muito fáceis de explicar.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.