Denise Campos de Toledo EECI

Incertezas renovadas

O mercado começa a dar mais atenção ao cenário político no contexto das investigações da CPI da Covid. Enquanto as discussões estavam mais focadas em tratamento precoce e eventual atraso na aquisição das vacinas não traziam nada de novo.

Agora há uma preocupação maior quanto a possíveis desdobramentos políticos de denúncias que envolvem propina, tentativa de superfaturamento, irregularidades que podem estar mais próximas do governo. Isso tem colaborado para uma maior volatilidade dos ativos e ajudou a jogar o dólar, novamente, acima dos R$ 5,00.

Mas não foi só isso. Ainda no âmbito doméstico, há uma incerteza grande em relação à crise hídrica, com às possíveis implicações sobre a atividade econômica, caso se chegue a algum tipo de racionamento.

Além disso, tem o impacto do reajuste sobre o orçamento das famílias e empresas, a inflação e, consequentemente, sobre política monetária, no momento em que o Banco Central já vem elevando os juros básicos, para conter as pressões de preços.

E, fora os reajustes já anunciados, ainda poderá vir nova correção da bandeira tarifária, pelo uso das termelétricas. Aliás, quando fala em consumo consciente, o governo está contando com o efeito do aumento da tarifa.

Vale lembrar que a freada no movimento de queda do dólar e de avanço da Bolsa começou com o anúncio da proposta do governo para a Reforma Tributária. Tem um caráter populista que preocupa, pela possibilidade de mais medidas nesse sentido, que afetem as contas públicas, já preparando o terreno para as eleições de 2022.

A nova fatia da Reforma ainda aumenta a complexidade do sistema e a carga tributária para as empresas, inclusive pequenas. Por mais que se fale em estudos sobre o corte da alíquota de taxação de lucros e dividendos ou antecipação da redução do IRPJ, o mal-estar persiste. Mexeu com as expectativas em relação ao avanço das Reformas, de “boas” Reformas.

Por mais que se confie em expansão maior da economia e controle da inflação, com uma política monetária mais apertada, o mercado tende a ficar mais atento à qualidade do, esperado, avanço da agenda econômica e também ao encaminhamento dos trabalhos da CPI.

Fatores que ainda podem provocar muita volatilidade, sem desconsiderar as preocupações com o andamento da economia, a gestão da pandemia e o cenário externo, especialmente no que se refere às expectativas quanto à política do Federal Reserve nos Estados Unidos.

A Coluna da Denise Campos é publicada toda sexta-feira em nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia mais da Denise Campos de Toledo: Incertezas sustentam alta dos juros | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.