Levante Ideias - Estados Unidos

Incertezas na economia americana

O cenário de incertezas sobre a atividade econômica promoveu por mais um dia a desinclinação da curva americana, devolvendo a taxa de 10 anos para os 1,27% no fechamento.

Hoje, ela já opera em baixa, a 1,23%. O título de 10 anos indexado à inflação encerrou o dia de ontem negociando no entorno de -1,09%.  

Após dados frustrantes para a confiança do consumidor sondados pela Universidade de Michigan, o mercado aguarda no dia de hoje as Vendas do Varejo de julho nos EUA, que devem apontar não somente desaceleração com relação ao mês de junho, como também retração, na esteira do avanço da variante Delta do coronavírus e da restrição parcial de algumas atividades.

A expectativa de mercado orbita no entorno de 0,3% com ajuste, versus 0,6% em junho. Expurgando automóveis, cuja oferta se viu drasticamente afetada em razão da interrupção de fornecimento da cadeia de semicondutores, o agregado deverá apontar avanço ligeiro de 0,2%, ante 1,3% em junho.

No acumulado do primeiro semestre do ano, todas as categorias acumulam notável acréscimo, seja pelo brutal efeito base ou pelo avanço do consumo de Bens nos mais diversos segmentos – por ocasião do aumento da renda disponível das famílias.

O PCE (personal consumption expenditures) vem apontando persistente descolamento entre o segmento de serviços e bens.

O consumo de bens vem operando acima da tendência histórica pré-pandemia enquanto consumo de Serviços, abaixo.

Vale dizer que, a despeito da heterogeneidade na retomada entre os segmentos de Bens e Serviços permanecer, na margem, a reboque das férias de verão, esse descolamento de recuperação deve ser progressivamente estreitado.

No agregado, o consumo de Bens corresponde a aproximadamente um terço dos gastos do PCE, ao passo que Serviços, dois terços.

Também serão divulgados Produção Industrial e Utilização da Capacidade instalada na economia americana. A exemplo do que vem se testemunhando em Retail, a Produção Industrial deverá padecer de queda no segmento de veículos automotores.

Em que pese recuperação da capacidade instalada de 63,4 em abril, ápice da pandemia, para 75,4 em junho, seu nível segue operando abaixo do verificado anteriormente à pandemia, demonstrando ainda certa ociosidade e hiato a serem preenchidos na economia americana.

E Eu Com Isso?

Os mercados iniciam a terça-feira em queda nos contratos futuros do índice americano S&P 500 e queda nos contratos futuros do Ibovespa.

As notícias são negativas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Desaceleração da China.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Russia Ucrania
E eu com isso

O impacto da crise na Rússia

A tensão nos mercados internacionais de commodities e de energia segue crescendo devido às ameaças de uma invasão russa à Ucrânia. A estimativa é que

Read More »
Posto de gasolina - Levante
E eu com isso

PEC dos combustíveis

Ainda em fase de elaboração, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que deve possibilitar a redução de tributos para baratear o custo dos combustíveis

Read More »
Levante Ideias - IBM
E eu com isso

Resultados da IBM (IBM) do 4T21

A IBM (IBM), uma das maiores empresas de TI do mundo, apresentou nesta segunda-feira (24), após o fechamento do mercado, seus resultados do 4T21. Os

Read More »
Levante Ideias - Embraer
E eu com isso

Novas vendas da Embraer

Na manhã desta segunda-feira (24), a fabricante de aviões Embraer (EMBR3) anunciou a assinatura de contrato para a venda de 20 aeronaves da família E2

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.