Ministério da Economia - Levante Investimentos

Impasses sobre o Pronampe

Ao contrário do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que permite a suspensão de contratos de trabalho e corte de jornada dos trabalhadores em tempos de pandemia e que foi reeditado na última quarta (21), o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) segue represado por conta de divergências sobre os custos do programa.

Segundo o ministério da Economia, o volume de recursos autorizados para recriar a linha de empréstimo subsidiado está estimado em 5 bilhões de reais, mas lideranças do Congresso Nacional pedem o dobro deste valor. Com o programa ainda em compasso de espera e pequenas e médias empresas novamente com dificuldades financeiras, a tendência é que seja acordado um valor intermediário – provavelmente, entre 6 e 7 bilhões de reais.

Outra questão em aberto diz respeito à forma jurídica pela qual o Pronampe será retomado: o governo estuda se o caminho mais célere é editar uma nova Medida Provisória (MP) ou se o Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados – tendo sido já aprovado pelo Senado – é mais vantajoso. No caso do PL, porém, a iniciativa se tornaria permanente, como uma política oficial de crédito do governo e, por isso, essa alternativa enfrenta resistências da equipe econômica.

Tais impasses frustraram empresários que aguardavam a renovação do Pronampe junto com o BEm e podem, novamente, ser motivo de descontentamento caso o programa não seja renovado no fim desta semana – como havia prometido o governo.

E Eu Com Isso?

Deve haver, em breve, uma resolução sobre a questão do Pronampe até pela necessidade urgente de se prestar auxílio aos pequenos e médios empreendedores. Como já adiantamos em outras ocasiões, o valor gasto com a iniciativa, assim como no caso do BEm, ficará fora do teto de gastos e da meta primária para 2021, mas tem impacto direto no endividamento público brasileiro. Por isso, a postura mais conservadora da equipe econômica no assunto.

Ao cabo, o valor da nova rodada de crédito deve ficar em torno de 6 bilhões de reais, somente um pouco acima da previsão inicial do ministério da Economia. Com pouca distorção fiscal, o mercado não deve reagir à edição do Pronampe.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: O enrosco político na questão fiscal | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.