Levante Ideias - Iguatemi Porto Alegre

Iguatemi (IGTA3) conclui aquisição de shoppings que pertenciam ao IRB Brasil

Iguatemi (IGTA3) conclui aquisição de shoppings que pertenciam ao IRB Brasil

A Iguatemi (IGTA3) comunicou ao mercado a conclusão de dois processos de aquisição. A participação de 20 por cento no Shopping Praia de Belas, localizado na cidade de Porto Alegre, por 174 milhões de reais, e a participação de 15 por cento do Shopping Center Esplanada, em Sorocaba, por 85 milhões de reais. A partir de agora, a empresa passa a ser majoritária em ambos empreendimentos, com 57,55 por cento e 52,99 por cento de participação, respectivamente. As duas participações pertenciam à resseguradora IRB Brasil.

A operação foi anunciada em 28 de novembro de 2019, quando a companhia exerceu seu direito de preferência. A transação estava sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) e, no caso do Esplanada, “à superação do direito de preferência dos demais sócios no empreendimento”.

De acordo com o comunicado, o Cap Rate da Aquisição do Praia de Belas é de 6,3 e do Esplanada de 6,6 por cento. O pagamento de metade do valor foi realizado na terça-feira (21) e o valor restante será pago em 180 dias com correção de 120 por cento dos juros medidos pelo CDI.

O IRB Brasil informou, ainda, que a transação representou um ganho de capital de 84 milhões de reais antes de impostos sobre o valor patrimonial dos shoppings.

A notícia é positiva para as ações da Iguatemi (IGTA3) e da Jereissati Participações (JPSA3), pois gera valor para o acionista das empresas no longo prazo. A Iguatemi segue demonstrando sua preocupação em expandir seu portfolio em ativos de qualidade e com potencial de crescimento. Outro ponto importante é que ela passa a deter o controle sobre ativos já conhecidos, ao elevar sua fatia para mais da metade das participações.

Embora as aquisições sejam relevantes e representem uma adição de 10 por cento na Área Bruta Locável (ABL) de shoppings da companhia, esperamos impacto neutro nas suas ações no curto prazo dado que a notícia já foi digerida pelo mercado e sua informação já tende a estar no preço.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: IPO da XP na Nasdaq nos EUA: preço é definido

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

Fim de festa ou ponto de compra?

As decisões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) divulgadas na quarta-feira (16) vieram ao encontro das

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Reajuste para servidores

Na contramão do que foi acordado com o ministério da Economia e de olho nas eleições de 2022, o presidente Bolsonaro pediu ao ministro Paulo

Read More »
Levante Ideias - Tik Tok
E eu com isso

ByteDance (TikTok): Dados Financeiros

Segundo informes financeiros enviados aos empregados e divulgados pelo Wall Street Journal, a ByteDance, dona do aplicativo TikTok e outros, apresentou forte crescimento de resultados

Read More »
Levante Ideias - Banco Inter
E eu com isso

Inter na disputa das corretoras

Em meio a um acirramento da disputa no mundo das corretoras, com XP (XP:NASDAQ) e BTG Pactual (BPAC11) competindo pelos escritórios de agentes autônomos (AAIs), o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel