A companhia Hypera (HYPE3) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de sexta-feira (26). A líder do mercado farmacêutico apresentou resultados sólidos, com lucro líquido acima das expectativas, mesmo com maiores despesas operacionais na comparação anual para o trimestre relacionadas ao seu maior volume de vendas registradas.
A receita líquida avançou 22,2 por cento ante o quarto trimestre de 2019, totalizando 1,1 bilhão de reais no 4T20. No acumulado anual, este crescimento foi de 24 por cento, atingindo 4,1 bilhões de reais em 2020.
O Ebitda das operações continuadas apresentou um crescimento de 55,7 por cento na comparação anual, sendo 349 milhões de reais no trimestre, além de uma alta de 19,4 por cento no acumulado anual, totalizando 1,4 bilhões de reais em 2020.
No tocante ao seu lucro líquido, a companhia também divulgou resultados positivos, com alta de 31,9 por cento na comparação ano a ano (314 milhões de reais no 4T20), além de avanço de 11 por cento no acumulado anual, com 1,3 bilhão de reais contabilizados no ano.
Como destaques operacionais, observamos um crescimento de sell-out (vendas ao cliente final, sendo este o passo seguinte da venda à farmácia varejista) de 14,6 por cento no 4T20, nível recorde observado na companhia no trimestre e que impulsionou o desempenho positivo da receita no período.
Interessante também observar que o expressivo aumento de vendas não se tratou de um reflexo de maior investimento em marketing, uma vez que esta linha apontou uma queda no acumulado anual de 6,7 por cento em relação ao ano anterior, sinalizando uma otimização de seus gastos com publicidade.
A Hypera anunciou um novo programa de recompra de ações de até 4,2 milhões de ações, válido por 18 meses (um pouco mais de 1 por cento do total de ações), além do pagamento de 742 milhões de reais em Juros sobre Capital Próprio (JCP), 1,17 reais por ação, 3,57 por cento de dividend yield calculado sobre o preço de fechamento do último pregão.
E Eu Com Isso?
A companhia apresentou resultados sólidos no trimestre, apresentando fluxo de caixa operacional recorde, impulsionado pelo forte crescimento de sell-out no período. Desta forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações (HYPE3) da companhia para o curto prazo.
Segundo a Hypera, a forte expansão do sell-out no trimestre, além de ser favorecido pela flexibilização das regras de restrição para circulação da população por conta da pandemia do coronavírus, também foi impulsionado pelo crescimento de vendas em genéricos, além de medicamentos crônicos em produtos de prescrição e vitaminas, suplementos e nutricionais.
Importante ressaltar a participação da marca Buscopan neste resultado. Tendo sua aquisição sido concluída pela companhia no final do 3T20, o crescimento do sell-out da adquirida impulsionou os resultados da Hypera no 4T20, apresentando um aumento de 14,4 por cento da marca somente, sendo esta responsável pela contribuição de 85,7 milhões de reais na receita líquida do grupo no trimestre (7,6 por cento de participação no 4T20).
O índice de inovação, medida pela participação dos lançamentos dos últimos 5 anos na receita, também apresentou patamares recordes, alcançando 33 por cento no ano de 2020 e 38 por cento no 4T20, mostrando a capacidade de renovação do portfólio e a efetividade dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento da companhia.
Este resultado, em um ano desafiador como 2020, demonstra a resiliência dos negócios da companhia para o longo prazo, com esta apresentando com uma ampla diversificação de produtos e denotando interesse em expandir seu portfólio. A aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de sua última aquisição foi anunciada em 20 de janeiro de 2020, sendo esta a compra dos ativos da Takeda Pharma, dona da Neosaldina.
Outro catalisador para os preços de suas ações é o forte fluxo de caixa operacional registrado no período, com uma alta de 42,0 por cento na comparação anual, com 195,2 milhões de reais no 4T20. Este ainda demonstrou nível recorde no acumulado de 2020, de 1,2 bilhão de reais no ano, com um crescimento de 43,6 por cento em relação a 2019.
Desta forma, vemos a companhia com um modelo de negócios sustentável e bem-posicionada para se beneficiar da retomada das atividades comerciais e expansão da indústria farmacêutica varejista.