Helbor anuncia venda de ativos – (HBOR3)
A Helbor (HBOR3) anunciou a venda de imóveis prontos para constituição do Fundo de Investimento Imobiliário Multi Renda Urbana, no valor de 175,2 milhões de reais. Os recursos serão utilizados para pagamento de dívida referente ao Certificado de Recebíveis Imobiliário (CRI).
Foram vendidos três imóveis de unidades concluídas localizados em: São Paulo, Osasco e Rio de Janeiro. A companhia espera vender uma nova tranche com três imóveis no primeiro semestre de 2020.
A notícia é positiva para a Helbor, pois a empresa irá reduzir o nível de estoque pronto e ao mesmo tempo diminuir o seu endividamento bruto. Esperamos impacto positivo no preço das ações (HBOR3) no curto prazo.
A Helbor tem um estoque total de 1,977 bilhão de reais em Valor Geral de Vendas (VGV), dos quais 1,165 bilhão de reais de estoque pronto, equivalente a 58,9 por cento do total. Dessa forma a companhia irá reduzir o seu estoque pronto em 15 por cento.
Os recursos serão utilizados para reduzir o endividamento bruto, sem impacto no caixa. No entanto, esperamos impacto positivo no resultado, já que a empresa irá reduzir as suas despesas com vendas e ter menores despesas financeiras.
As despesas com as unidades de estoque pronto custam à Helbor cerca de 30 milhões de reais por ano.
A companhia está em processo de turnaround operacional, depois ter levantado recursos com a oferta de ações (follow-on de 530 milhões de reais) retomou atividade de lançamentos e pretende reduzir o seu nível de estoque pronto para ter geração de caixa.
O nível de endividamento da Helbor medido pela relação dívida líquida/patrimônio líquido é de 56 por cento em setembro de 2019.
Os principais catalisadores das ações da Helbor são: redução do estoque pronto, geração de caixa e melhora da rentabilidade (ROE).
* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: Marfrig (MRFG3) aumenta participação em frigorífico americano