Levante Ideias - Tania Rego

Guedes aliviado com acordo entre governadores

A reunião entre os governadores, os presidentes da Câmara e do Senado, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, foi considerada um sucesso pela equipe econômica. Em clima de conciliação, Bolsonaro comprometeu-se ontem a sancionar o auxílio a estados e municípios e todos concordaram em manter o veto aos reajustes dos servidores públicos, como contrapartida. 

Houve esforços de todos os lados para que a reunião tivesse clima ameno – na reunião passada, o presidente chegou a se desentender com alguns governadores. Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, liderou o diálogo, expondo as necessidades financeiras dos entes subnacionais, enquanto Maia cuidou da articulação com Bolsonaro para alinhar o discurso do Executivo ao Legislativo. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, se mostrou aliviado com o desfecho da reunião, principalmente por conta do compromisso de manutenção do veto presidencial, que garante o congelamento de salários de servidores até o fim de 2021 – proporcionando alívio fiscal à União. Guedes comentou que a “pacificação” entre as partes levaria “o Brasil a dias melhores”, ressaltando que a “democracia é barulhenta, mas é virtuosa. E faz as entregas necessárias”. 

O clima de pacificação e entendimento entre os Poderes e entes federativos trouxe alívio ao mercado, que também temia por um desfecho desfavorável sobre o veto dos servidores. O tom conciliador de Bolsonaro foi até certo ponto uma surpresa, mas caminha na direção correta: em tempos de pandemia e outras grandes dificuldades econômicas, o bom diálogo e uma liderança sólida são essenciais.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Experimento no Rio Grande do Sul no foco dos investidores

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Não olhe para Brasília

Agosto, mês de desgosto. Esse velho ditado indica que os prognósticos para o oitavo mês do ano não são dos melhores. Há várias explicações para

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Terreno perigoso

Após o diagnóstico sobre a cifra elevada de pagamento de precatórios no Orçamento de 2022, os dois principais articuladores do governo (Ciro Nogueira, do PP

Read More »
Levante Ideias - Petróleo
E eu com isso

Resultados da BP do 2T21

A gigante do petróleo BP (BP) apresentou nesta segunda-feira (2), após o fechamento dos mercados, seus resultados do 2T21. Os números vieram fortes, bem acima

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.