Para além da crise política instaurada em Brasília – especialmente após as manifestações do 7 de setembro, que trouxeram como efeito prático a suspensão da agenda legislativa no Congresso – o mercado também adiciona, no radar, o risco de mais uma greve generalizada dos caminhoneiros ao redor das estradas brasileiras.
Na noite desta quarta-feira (8), foram registradas paralisações da categoria em ao menos 15 estados do País, em um movimento considerado heterogêneo e que não se limitou às demandas da classe.
Nenhum dos líderes de movimentos dos caminhoneiros se manifestou como autor da paralisação, mas alguns nomes de destaque da categoria clamam pela destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal para cessar com os protestos.
Ainda ontem, o presidente Bolsonaro encaminhou um áudio para seus apoiadores, pedindo para que os caminhoneiros desmobilizassem os bloqueios em rodovias, sob pretexto de evitar mais uma crise de desabastecimento e, consequentemente, sobre os preços dos combustíveis.
Segundo o presidente, a categoria é aliada, mas as paralisações acabam atrapalhando a economia – em especial, os mais pobres.
Um dos nomes mais relevantes da greve ocorrida em 2018, o presidente da Abrava (Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores), Wallace Landim (também conhecido como Chorão), veio a público repudiar as atuais paralisações e afirmar que os caminhoneiros estariam sendo usado como massa de manobra.
Segundo Chorão, o movimento não reflete as pautas da categoria dos transportadores autônomos e tem cunho político, com participação de empresários de transporte e seus funcionários celetistas.
E Eu Com Isso?
Dada a conjuntura e as motivações que levaram às atuais paralisações, não se espera uma greve generalizada da categoria e problemas maiores de desorganização da cadeia produtiva.
Com o apelo do presidente Bolsonaro, a tendência é que os bloqueios sejam desmontados até o fim desta semana e o fluxo das rodovias volte à normalidade.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—