Levante Ideias - Brasilia

Governo apresenta Plano Pró-Brasil

Governo apresenta Plano Pró-Brasil

Encabeçado pelo ministro-chefe da Casa Civil, o general Walter Braga Netto, o governo apresentou, nesta quarta (22) um programa de retomada da economia via investimentos públicos, apelidado de Plano Pró-Brasil.

Segundo Braga Netto, o objetivo é dar “sinergia” às diferentes medidas que vêm sendo implementadas pelos ministérios em resposta aos efeitos negativos da pandemia na economia brasileira. O Planalto prevê 30 bilhões de reais em investimentos públicos (no horizonte de três anos) e 250 bilhões por meio de contratos de concessão à iniciativa privada – gerando um total de cerca de 1 milhão de empregos nas duas frentes. 

Sem a participação de Paulo Guedes no anúncio, membros do Planalto não entraram em detalhes financeiros e apenas passaram uma apresentação de sete slides bastante superficiais. O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que os leilões de concessões devem ser publicados no fim deste ano e também reforçou que o governo não vai dar “nenhuma pirueta fiscal”. Segundo fontes, o plano não conta com o apoio da equipe econômica – Guedes demarcou limites à iniciativa ao comunicar que o programa não poderá desrespeitar o teto de gastos. 

Apesar do suposto impacto fiscal do programa não ser alto – seriam cerca de 10 bilhões de reais por ano, em três anos –, a premissa de maior protagonismo do estado no crescimento vai de encontro com o pensamento liberal de Guedes e da equipe econômica. Na verdade, mal existe espaço no Orçamento para que o plano seja posto em prática. A proposta parece embrionária, mas merece atenção: caso seja levada adiante, o governo terá de explicar muito bem como custeará esses gastos novos sem renunciar à responsabilidade fiscal.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Crônica de uma morte anunciada

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.