medidas provisórias

Governo anuncia novas medidas econômicas

Governo anuncia novas medidas econômicas

O governo anunciou, neste domingo, novas medidas econômicas para combater o coronavírus. Na tarde desse domingo, o BNDES divulgou as primeiras medidas de apoio a empresas e trabalhadores, no montante total de 55 bilhões de reais.

As medidas consistem em: transferência de recursos do PIS/Pasep para o FGTS (20 bi, já havia sido divulgada); Suspensão do pagamento de operações diretas com o BNDES por seis meses (19 bi); Suspensão do pagamento de operações indiretas por seis meses (11 bilhões) e capital de giro para pequenas e médias empresas, com carência de até 24 meses e limite de 70 milhões de reais por cliente (5 bi). Segundo o banco, o pacote deve afetar 150 mil empresas, que empregam dois milhões de brasileiros.

Além disso, foi publicada ainda na noite de ontem uma Medida Provisória que flexibiliza a legislação trabalhista durante o período de combate ao coronavírus. A MP 927 prevê suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses, desde que o empregador oferece curso ou programa de qualificação profissional não presencial na mesma duração. Ademais, as partes poderão negociar, durante esse período, uma ajuda compensatória mensal de valor livre. A redução de jornada em 50 por cento, porém, não foi inclusa na MP.

As medidas do BNDES versam principalmente sobre refinanciamento de dívidas e compromissos, sendo a única novidade o capital de giro no valor de 5 bilhões para pequenas e médias empresas. Segundo o economista Felipe Salto, as ações são “modestas” e “não condizem com o quadro de crise mundial”.

Com relação à Medida Provisória, ela tem como intuito principal desobrigar os empresários e terem de lidar 100 por cento com a folha de pagamentos em um momento de paralisia econômica como esse – evitando, também, que a empresa quebre ao desafogá-la de gastos. A medida, no entanto, periga deixar trabalhar parte da força de trabalho sem renda por até quatro meses, fato que preocupa. 

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Pacotes de estímulo à economia sustentam fortes altas nas ações

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.