Levante Ideias - Promogol

Gol tenta incorporar a Smiles

Em fato relevante divulgado nesta segunda-feira (7), a Gol divulgou sua intenção de, pela terceira vez, tentar incorporar as ações da operadora de programa de fidelidade Smiles. Nesta proposta, os acionistas da Smiles poderão optar por receber 0,825 ação preferencial da Gol ou 22,32 reais, ou uma combinação dos dois para cada ação da Smiles que possuem, sob a condição de que nenhum acionista poderá receber mais do que 80 por cento em ações ou em dinheiro. Os valores apresentados, segundo a companhia, representam um prêmio de 30 por cento em relação à média de preço das ações da Smiles nos últimos 30 dias.

A companhia aérea afirma que a combinação dos negócios deve maximizar valor para todos os acionistas, alinhando os interesses de ambas as companhias com o objetivo de conseguir realizar ofertas mais atraentes e de forma dinâmica em um mercado competitivo. A Gol também destacou que atualmente a Smiles é o único programa de fidelidade na América que continua separado de sua linha aérea patrocinadora, reforçando sua tese de que a incorporação beneficiará ambas as companhias.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que a notícia é positiva para os acionistas da Smiles (SMLS3), uma vez que o preço proposto representa um prêmio de cerca de 2 por cento em relação ao último fechamento. Com isso esperamos que o preço da ação chegue a valores muito próximos aos 22,32 reais propostos. Do ponto de vista da Gol (GOLL3), acreditamos também em impactos positivos, devido aos benefícios do ponto de vista de estratégia comercial e com isso esperamos impacto positivo no preço das ações da Gol (GOLL4) nesta terça-feira (8).

Em relação à última tentativa de incorporação, pode-se interpretar que a Gol considerou que os impactos da pandemia tornaram o ativo menos atrativo e por isso reduziram a relação de troca de 0,949 ação da Gol por ação da Smiles para 0,825.

As tentativas de incorporação da Smiles vêm sendo barradas por acionistas minoritários que acusam a Gol de abusar do seu poder de controlador da empresa (a linha aérea possui 52 por cento da companhia). Em 2020, a Smiles transferiu 1,6 bilhão de reais do seu caixa para a Gol como um adiantamento de passagens. É importante ressaltar que a Gol acumula um prejuízo de 6 bilhões de reais nos últimos três trimestres, enquanto a Smiles teve um lucro de 100 milhões de reais.

O setor de linhas aéreas é um dos mais prejudicados pelas restrições impostas pela crise da Covid 19. A Gol gerou caixa pela primeira vez na crise em novembro devido a promoções e vendas de passagens de forma antecipada e espera para o primeiro trimestre 2021 queimar caixa. Na nossa visão, o maior catalisador para o setor é a chegada e aplicação de uma vacina. 

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Smiles (SMLS3): operação comercial com Gol desagrada minoritários.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Rede D'Or
E eu com isso

Consolidação no setor de saúde

A Rede D’Or (RDOR3), rede integrada de cuidados em saúde, comunicou ao mercado, na noite desta quarta-feira (15), via fato relevante, a celebração de contrato

Read More »
Levante Ideias - China e EUA
E eu com isso

A incógnita da China

A quinta-feira (16) começa com um movimento negativo nos mercados asiáticos, especialmente na China. Os principais índices chineses encerraram a sessão com quedas entre 1,3%

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Desoneração da folha

Criada no governo Dilma e dor de cabeça para as equipes econômicas do governo Temer e Bolsonaro, a política de desoneração da folha de salários

Read More »
Levante Advice - Big Techs
E eu com isso

FTC: Investigação antitruste

A FTC (Federal Trade Commission), órgão americano comparável ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aqui no Brasil, divulgou nesta quarta-feira (15), um relatório a

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.