Levante Ideias - Promogol

Gol incorpora Smiles

Em 4 de junho, a companhia aérea doméstica Gol (GOLL4) anunciou, juntamente com a Smiles (SMLS3), empresa de programas de fidelidade via acumulação de milhas, a conclusão do aporte de ações da Smiles na Gol Linhas Aéreas (GLA).

Dessa forma, a Smiles passa agora ser controlada indiretamente pela Gol e diretamente pela GLA, sua subsidiária.

No comunicado, as companhias anunciam o pagamento de R$ 744 milhões aos atuais acionistas da Smiles para que a incorporação seja concluída.

Ainda segundo os termos da relação de troca, ficou acordado que os atuais acionistas da companhia de programas de fidelidade irão receber um volume de 22,4 milhões de ações preferenciais, além de 25,7 milhões de preferenciais classe B e 33,1 milhões de preferenciais classe C.

A troca de ações está prevista para ser realizada na quarta-feira (9). Os papéis emitidos pela Gol ainda acarretarão um aumento de capital para a companhia de cerca de 606,8 milhões.

Será utilizada como base de cálculo para a quantidade de ações a ser distribuída por acionista a posição acionária dos mesmos na data de sexta-feira (4).

E Eu Com Isso?

O processo tem como objetivo a incorporação da Smiles pela Gol, o que resultará na saída da empresa de programas de fidelidade da bolsa brasileira.

Nesse contexto, é acertada a decisão de agrupamento, uma vez que este deve verticalizar a operação da Gol como aérea e integrar o modelo de milhagens da Smiles ao seu planejamento estratégico, proporcionando maior flexibilidade para a companhia combinada.

Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações de ambas as companhias (GOLL4 e SMLS3) para o curto prazo.

A parceria comercial de ambas as companhias vem de longa data e com atuação exclusiva, de modo que a incorporação é um passo natural no relacionamento entre as empresas.

Ademais, esta resolve também questões de governança que foram apontadas por acionistas no passado por conta de desequilíbrio comercial e conflito de interesses nessa parceria.

Naturalmente, após o processo, essas questões desaparecerão e será possível, a partir desse momento, analisar os resultados combinados.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Smiles (SMLS3): operação comercial com Gol desagrada minoritários.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Câmara dos deputados em perspectiva
E eu com isso

Amadurecimento da reforma

Tema do nosso comentário de segunda-feira (20), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020 – que trata da reforma das carreiras do serviço público

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.