Levante Ideias - Salvar Brasil

Gigante mais vulnerável – 08/05

Gigante mais vulnerável

Os dados da balança comercial de abril da China divulgados ontem não foram animadores. As exportações recuaram -2,7 por cento e as importações subiram +4 por cento. Em outras palavras: o gigante chinês está sentindo os efeitos da guerra tarifária. Se, por um lado, os dados revelam um calcanhar de Aquiles chinês, por outro, pode ser positivo para o avanço concreto na resolução do impasse com os EUA já nesta semana. 

Por aqui, a safra de resultados corporativos segue a todo vapor, ajudando a definir o rumo do Ibovespa. Além disso, o Copom (Comitê de Política Monetária) divulgará sua decisão sobre a Selic após o fechamento dos mercados. Parte dos economistas enxergam espeço para uma redução. Pessoalmente, não vejo chances de isso ocorrer sem uma Reforma da Previdência. É necessário primeiro acertar o lado fiscal do governo para abrir espaço para um juro menor. Mas vale acompanhar de perto os próximos passos encabeçados por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

E Eu Com Isso?

Depois de um início de maio bem negativo, o dia será positivo e de recuperação. Ontem, na parte final do pregão, o mercado local já ensaiou uma melhora e fechou muito melhor do que abriu. As perspectivas políticas com o andamento da Reforma da Previdência e o jogo político do governo ajudarão nisso.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.