Levante Ideias - Usina Hidrelétrica

Geradoras hidrelétricas buscam mais eficiência

Meses após a crise de escassez hídrica enfrentada em 2021 – e contornada devido ao nível de chuvas acima do esperado desde outubro do ano passado -, as geradoras hidrelétricas estão investindo em sistemas mais eficientes para sua operação com o objetivo de manter a mesma geração de energia com a necessidade de utilização de menos água.

Além de se prevenir de contratempos meteorológicos, as geradoras têm investido nessa maior eficiência também para se preparar para uma nova tendência de redução na oferta de água para os players do setor, com estes disputando com demais segmentos da economia que também demandam prioridade, caso da irrigação e uso industrial.

Nesse contexto, vemos grandes companhias do setor se movimentando nessa direção. A Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) anunciou recentemente que fará investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão para a modernização de suas usinas, a ser executada no período de 2021-2030. Apenas no primeiro ano, os investimentos chegaram a R$ 100 milhões.

A Voith, companhia global de tecnologia com presença no Brasil há décadas, também realizou recentemente a modernização da usina hidrelétrica (UHE) Tucuruí e é a responsável pelo contrato para a modernização da usina Paulo Afonso IV, também da Chesf. Com a repotenciação, estima-se que a usina contará com um aumento de até 2,5 gigawatts (GW) de potência instalada, melhorando significativamente a eficiência de sua operação.

E Eu Com Isso?

A notícia reflete o período conturbado vivido pelas geradoras hidrelétricas em 2021. De fato, estas sofreram muito com o baixo nível de água em seus reservatórios e precisaram honrar seus compromissos comprando no mercado spot, o qual vendia energia a preços muito mais elevados por conta da alta demanda.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Consumidores de energia migram para o mercado livre.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.