Levante Ideias - Congresso Nacional

Fusão encaminhada

As conversas entre o DEM e o PSL já estão avançadas para a criação de um novo partido, resultante da fusão das duas siglas. Em reunião ocorrida, nesta quarta-feira (29), dirigentes de ambas as legendas definiram o nome do partido e seu número de urna – respectivamente, União Brasil e 44.

Nesta última semana, ambas as executivas partidárias aprovaram o avanço do processo de fusão. Na próxima quarta (6), diretórios nacionais irão se reunir em Brasília para chancelar o acordo de maneira definitiva e bater o martelo sobre a nova legenda da política brasileira.

Espera-se que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) oficialize a fusão até fevereiro de 2022, possibilitando que o 44 já esteja presente nas urnas em outubro do ano que vem.

A nova sigla será presidida pelo atual presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), e a secretaria-geral ficará com o atual presidente do DEM, ACM Neto (BA).

A tesouraria, por sua vez, será ocupada pelo atual vice do PSL, Antonio Rueda (DF). No âmbito estadual, o DEM deve ficar com o comando de 17 diretórios e o PSL ficará com o restante (12) – tendo, porém, os diretórios do Rio de Janeiro e de São Paulo, considerados os mais fortes da federação.

Uma vez confirmada a fusão, o novo partido terá a maior quantia dos fundos eleitoral e partidário, assim como o maior tempo de rádio e televisão para o pleito do ano que vem.

A bancada ficaria com 81 deputados e se tornaria, de longe, a maior da Câmara dos Deputados – além de quatro governadores e sete senadores.

Dificilmente, contudo, os 81 deputados ficarão na legenda nesta próxima legislatura, uma vez que o PSL acabou rompendo com Bolsonaro e uma parte considerável dos deputados eleitos pela ex-sigla do presidente ainda faz parte dos quadros do partido.

Na próxima janela partidária, que se inicia em março, deve haver uma debandada de bolsonaristas.

Ressalta-se, por fim, que a nova sigla pretende lançar pré-candidatura presidencial, contando, atualmente, com dois nomes de peso: o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) e o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

E Eu Com Isso?

A fusão deve ser confirmada já na semana que vem.

No curto prazo, não há efeitos práticos relevantes para o mercado, mas a entrada de uma sigla com caciques de peso e uma bancada legislativa grande pode ser diferencial tanto na corrida eleitoral quanto para os próximos quatro anos de mandato legislativo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Alternativa custosa.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.