Na noite de terça-feira, dia 15, a PetroRio (PRIO3) anunciou que o seu Conselho de Administração aprovou o início de estudos e a contratação de prestadores de serviço para realização de um follow-on, por meio do qual a companhia planeja captar um montante equivalente a 250 milhões de dólares. Os recursos líquidos serão destinados ao financiamento de projetos já em andamento e a potenciais novos negócios, como M&A. A oferta será realizada nos termos da Instrução CVM 476. O cronograma do follow-on não foi informado.
Em meados de novembro, a empresa divulgou aos investidores a celebração de acordo com a petroleira britânica BP para aquisição de 35,7 por cento do campo de Wahoo, com potencial produtivo de 140 milhões de barris de petróleo, e de 60 por cento do campo de Itaipu, totalizando um desembolso de 100 milhões de dólares.
E Eu Com Isso?
O follow-on é positivo para a PetroRio, uma vez que tira a incerteza sobre qual será a fonte de recursos para a compra dos campos de pré-sal anunciados pela companhia. Um dos prováveis motivos para a companhia querer realizar o follow-on no atual momento seria a retomada dos preços de petróleo para patamares pré-covid, de cerca de 47 dólares o barril, tendo atingido uma mínima de 28 dólares em abril.
Essa retomada pode incentivar os investidores a enxergarem um cenário menos arriscado para o setor petroleiro, o que levaria a um aumento de demanda pelas ações da companhia. Além disso, a realização do follow-on será direcionada ao financiamento dos campos adquiridos da BP e sinaliza oportunidades adicionais de crescimento projetadas pela PetroRio.
Vale mencionar que somente esses campos já apresentam potencial para triplicar a produção da companhia, o que poderá se refletir em maior retorno para seus acionistas.
Diante do anúncio de celebração de acordo com a BP e da alta recente dos preços do petróleo, as ações da PetroRio acumulam na Bolsa uma valorização de 57 por cento do fechamento do dia 18 de novembro até o pregão de ontem, 15 de dezembro, com o Ibovespa subindo cerca de 9 por cento no mesmo período.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—
Leia mais sobre a empresa: PetroRio entra no pré-sal.