A Ômega Energia (OMGE3) anunciou neste domingo (23) que irá realizar uma oferta subsequente (follow-on) de ações.
A oferta será de 17.370.391 ações e totalmente primária, ou seja, os recursos líquidos levantados na oferta vão para o caixa da companhia. Poderá ainda haver um acréscimo de 35 por cento da quantidade inicialmente ofertada (6.079.636 ações) em caso de lote adicional.
Considerando a cotação de fechamento da última sexta-feira (21) a oferta poderá movimentar de 650 milhões a 877,5 milhões de reais, em caso de lote adicional.
A oferta é restrita (CVM 476) aos atuais acionistas. Os investidores profissionais poderão participar no caso de lote adicional/suplementar.
A notícia é positiva para os atuais acionistas da Ômega Energia, visto que os recursos serão destinados para sua estratégia de crescimento através da “aquisição de ativos de geração de energia elétrica operacionais, que possam contribuir com a estratégia de crescimento e consolidação da companhia, bem como para a condução dos seus negócios ordinários”.
Contudo, pode haver uma pressão vendedora no curto prazo no preço das ações da companhia, algo que costuma ocorrer dias antes deste tipo de operação.
No ano as ações da Ômega Energia (OMGE3) apresentam uma valorização de 2,5 por cento, enquanto o Ibovespa recua 12,2 por cento.
A nossa recomendação é que os acionistas da Ômega Energia exerçam seus respectivos direitos de prioridade para evitar que suas participações no capital da companhia sejam diluídas na oferta. Para aqueles que não detém ações da companhia, não é possível participar da oferta.