Levante Ideias - Salvar Brasil

Finalização do Renda Brasil

Após a prorrogação do auxílio emergencial por mais dois meses, o Planalto agora se organiza para finalizar o Renda Brasil, o novo programa de renda, e apresentá-lo daqui cerca de um mês. Bolsonaro e a equipe econômica não querem que o auxílio emergencial seja estendido novamente sem que haja uma reformulação dos programas assistencialistas, ou mesmo que o Congresso aprove uma proposta parecida de autoria própria.

Diante do recente aumento do desemprego brasileiro, reflexo da pandemia, o governo aposta na estratégia de criar uma rede permanente – e mais geral que os programas atuais, mais focalizados – de apoio à população de baixa renda e trabalhadores informais.

A expectativa é que o texto seja entregue ao Congresso até o meio de agosto, quando está prevista a retomada de sessões presenciais nas casas legislativas. A ideia inicial é extinguir/fundir programas pouco eficientes atualmente, como o abono salarial, seguro defesa e salário família. A equipe econômica garante, também, que não haverá a criação de despesas adicionais com o programa.

Diversos economistas estudam os impactos de políticas públicas mais ou menos focalizadas; mais ou menos assistencialistas, havendo literatura especializada demonstrando que, quando bem implementados, programas de auxílio a classes mais pobres tendem a gerar efeitos econômicos positivos, principalmente por diminuir os níveis de pobreza extrema e pobreza.

É importante unificar todos os programas para torná-los mais eficientes, e o pagamento do auxílio emergencial dá a oportunidade de o governo colocar novamente à tona essa discussão. O programa deve, também, focar na inclusão produtiva para que os trabalhadores beneficiados possam, no médio prazo, incrementar sua renda e alcançar autonomia.

Do ponto de vista político, o Renda Brasil pode ser uma marca do governo Bolsonaro, aumentando sua popularidade também no eleitorado mais pobre do Norte e Nordeste, regiões onde é mais distribuído o auxílio emergencial.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Um novo Ministério da Segurança Pública

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.