Levante Ideias - Congresso Nacional

Fim de ano

O Congresso Nacional vai finalizando os trabalhos de 2021, mas as festas de fim de ano ainda aguardam alguns poucos assuntos tardios. O primeiro deles é o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2022, cuja votação deve ficar, de fato, para a semana que vem – no limite do recesso parlamentar.

Ainda, esta sexta-feira (17) será, excepcionalmente, de sessão deliberativa do Congresso Nacional, para que deputados e senadores analisem vetos efetuados pelo presidente Bolsonaro e projetos ligados ao orçamento de 2022.

Após algumas semanas de atraso, os parlamentares vão se debruçar sobre vetos envolvendo a desestatização da Eletrobras, o acesso a tratamentos de quimioterapia por usuários de planos de saúde, a quebra de patentes de vacinas e remédios sobre a Covid-19, entre outras decisões.

Nesta quinta-feira (16), porém, destaque para a movimentada sessão deliberativa da Câmara dos Deputados. Com as atenções menos voltadas ao Congresso, os deputados aproveitaram para pautar uma série de projetos contendo renúncias fiscais e aumento de gastos, visando o ano eleitoral de 2022.

Na fila prioritária, ficaram a PEC que garante o piso salarial para agentes de saúde, a isenção de IPTU para igrejas e templos que ocupam imóveis alugados e a legalização dos jogos de azar no Brasil, além da anistia para estudantes devedores do Fies.

Com exceção do orçamento e dos vetos, é bastante provável que o resto dos projetos não seja votado nos próximos dias. No entanto, há uma estreita janela para votação no início do ano que vem, mesmo que o foco em Brasília seja predominantemente voltado para as eleições.

E Eu Com Isso?

O fim de ano no Congresso é, geralmente, marcado pelas discussões sobre o orçamento do ano seguinte. Desta vez, o que se observa é pouca discussão sobre as contas públicas de 2022 e muito esforço para avançar, a toque de caixa, com outros projetos paralelos, valendo-se da pouca atenção dos mercados – e da população como um todo – à agenda legislativa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: 2021 sinaliza grandes desafios para 2022.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.