Levante Ideias - Coronavirus

Fim da CPI da Covid-19

O presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19, o senador Omar Aziz (PSD-AM) afirmou, nesta quarta-feira (18), que a comissão caminha para encerrar seus trabalhos no fim de setembro.

Segundo o amazonense, serão mais 35 dias para que o colegiado apresente suas conclusões, elabore um relatório final e encerre os trabalhos.

Aziz também admitiu que está sob avaliação a possibilidade de encaminhar uma notícia-crime ao STF (Supremo Tribunal Federal) ao invés de recomendar o indiciamento dos envolvidos ao Ministério Público.

Mesmo tendo poderes de um órgão investigativo, uma CPI não pode condenar ninguém – apenas incluir, no relatório, possíveis ilegalidades e, então, encaminhá-lo aos órgãos responsáveis para eventual indiciamento e responsabilização.

No caso do MPF (Ministério Público Federal), quem decide sobre dar seguimento ao conteúdo, ou não, é o Procurador-Geral da República, Augusto Aras.

Aliado de Bolsonaro, o PGR deve arquivar quaisquer denúncias – por isso, a tentativa dos senadores de recorrer ao STF.

Além disso, o colegiado deve ouvir cerca de 10 depoimentos nos próximos dias e, a partir daí, a CPI deve se debruçar sobre debates técnicos acerca do relatório final, que está sob responsabilidade do senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Ele terá que apresentar o relatório, no máximo, 24 horas antes do fim da CPI.

E Eu Com Isso?

Após a volta do recesso parlamentar e retomada dos trabalhos, a CPI saiu dos holofotes do mercado e do noticiário como um todo.

Após a extensão, por mais 90 dias, do trabalho da comissão, ela vai se encaminhando para o final sem causar grandes prejuízos ao governo federal. 

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Sem consenso.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.