Levante Ideias - STF

Federações em debate

Ainda que o enfoque principal de Brasília continue recaindo sobre a questão dos combustíveis e uma possível redução de impostos sobre tais bens, políticos devem acompanhar, também, a retomada do julgamento sobre federações partidárias, marcada para esta quarta-feira (9), no plenário do Supremo Tribunal Federal.

A modalidade das federações partidárias foi criada, via projeto de lei, por deputados e senadores como forma de oferecer uma alternativa ao fim das coligações para eleições proporcionais. A diferença principal entre os mecanismos, porém, é que a nova modalidade de aliança requer um período mais longo de união entre as legendas – evitando “casamentos” de ocasião apenas para fins fisiológicos.

Neste contexto, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, concedeu liminar no final de 2021 com o entendimento de que o prazo para a formação de federações deveria ser igual ao prazo de constituição de partidos – isto é, até abril, seis meses antes das eleições. A lei que criou as federações previa um prazo mais leniente e estipulava a data-limite para o início das convenções partidárias, previstas para o início de agosto.

Sob a lógica de que as federações partidárias deveriam seguir o mesmo rito dos partidos tradicionais, Barroso acabou restringindo o tempo de negociações entre as siglas. A manifestação do ministro levou à reação de parte das legendas, que pediram para o Supremo estender – ainda que, excepcionalmente, apenas em 2022 – a data-limite para, no mínimo, o fim do mês de maio.

Com a retomada do julgamento nesta próxima quarta-feira, portanto, é provável que se construa um entendimento geral nesta ou na próxima semana sobre o tema. Nos bastidores, acredita-se que haverá maioria para dar mais prazo para a formação das federações partidárias, respeitando o caso de 2022 como isolado e voltando ao prazo de seis meses a partir das próximas eleições.

E Eu Com Isso?

Temos visto debates relevantes para a cena eleitoral entre partidos que buscam fechar federações para garantir maior tempo de propaganda, maior peso nas bancadas legislativas e mais recursos dos fundos partidários e eleitorais. No entanto, a redução do prazo para a formação de federações atrapalhou – e muito – os planos das siglas, podendo restringir significativamente a quantidade de alianças formadas para 2022.

Este conteúdo faz parte da Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Fevereiro começa volátil: para onde vai a Bolsa? | Domingo de Valor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.