Levante Ideias - Aeroporto

Expectativa para Leilão de Aeroportos

Hoje (21) deverá ser aprovada a abertura de consulta pública para a 7ª rodada de concessões de aeroportos pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo os termos da mesma, é estimado investimentos na ordem de R$ 8,5 bilhões para 16 terminais divididos em três blocos, incluindo Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), com o contrato de operação tendo vigência de 30 anos.

O leilão terá como lance mínimo de outorga o valor R$ 897 milhões para os três lotes, montante o qual ainda poderá aumentar devido à concorrência na disputa.

Ademais, as ganhadoras do certame ainda deverão pagar ao governo uma outorga variável todos os anos, de cerca de 6,89% a 15,54% da receita de cada bloco.

Ainda, estima-se também o pagamento de 1,9 bilhão direcionado a cobertura do plano de demissões voluntárias da Infraero, uma vez que, como a mesma ficará sem grandes terminais ao final do leilão, seus atuais empregados não terão mais a possibilidade de realocação para outras unidades.

Em relação à duração da consulta pública, é estimado que esta dure cerca de 45 dias, com a Anac enviando os editais e estudos de viabilidade para o TCU (Tribunal de Contas da União) após receber as contribuições dos interessados na disputa.

Após a publicação do edital definitivo, é esperado um prazo de 70 dias para a realização do certame, com o mesmo devendo ocorrer entre abril e junho de 2022.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para o setor. Entre os terminais a serem leiloados estão Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), considerados últimas “joias da coroa” no controle da estatal Infraero, razão pela qual é esperada a participação de grandes investidores no leilão.

Nesse contexto, vemos como potenciais candidatos grandes operadores de infraestrutura no país, como a suíça Zurich Airport, a espanhola Aena, a alemã Fraport, a francesa Vinci Airports e a Changi Airports International, de Cingapura.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: CCR pode investir em Cumbica.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.