even-div

Even (EVEN3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

Even (EVEN3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

A Even (EVEN3) divulgou nesta segunda-feira (30), após o fechamento dos mercados, o resultado do quarto trimestre de 2019. Os números apresentados pela construtora foram fortes e vieram acima do esperado em termos de geração de caixa e lucro líquido.

Os principais destaques positivos foram: maior reconhecimento de receita no trimestre, geração de caixa de 95,4 milhões de reais, lucro líquido de 31 milhões de reais e redução no endividamento.

Os principais destaques negativos foram a queda na margem bruta e o nível de estoque de unidades concluídas, que ainda é elevado e está acima do considerado ideal, representando 40 por cento do total. O estoque atual representa aproximadamente 13 meses em vendas.

Esperamos um impacto positivo no preço das ações da Even (EVEN3) no curto prazo. Muito disso devido à forte geração de caixa, da queda no nível do endividamento e dos números acima do esperado em termos de lucro líquido.

A Even já havia divulgado o seu resultado operacional com lançamentos e vendas contratadas no trimestre. O volume de lançamentos foi forte ao alcançar o patamar de 825 milhões de reais no trimestre e de 2,0 bilhões de reais em 2019, o dobro do volume lançado em relação a 2018. O volume de vendas atingiu 583 milhões no trimestre, dos quais 376 milhões em lançamentos. As vendas atingiram 1,84 bilhão em 2019, aumento de 63,5 por cento relação a 2018.

A receita líquida atingiu 480 milhões de reais no trimestre, aumento de 22 por cento em relação ao terceiro trimestres de 2019. A margem bruta ajustada ficou em 28,7 por cento, bem superior aos 18,3 por cento no mesmo período de 2018, mas inferior aos 31,6 por cento no terceiro trimestre de 2019.

As despesas gerais e administrativas se mantiveram em 32,7 milhões de reais no trimestre em linha com os 32,2 milhões de reais no mesmo período de 2018.

Na última linha, o lucro líquido somou 31 milhões de reais no trimestre e 119 milhões de reais no acumulado de 2019, com retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) anualizado de 7,4 por cento.

A geração de caixa somou 95,4 milhões de reais no trimestre e 276,7 milhões de reais nos últimos 12 meses. Com isso, a relação dívida líquida sobre patrimônio líquido foi reduzida para 28 por cento em dezembro de 2019. A posição de caixa era de 940 milhões de reais em dezembro de 2019.

Por enquanto a quarentena do coronavírus não ocasionou paralisação nas obras, apenas queda nas vendas pois os estandes estão vazios nos fins de semana. O principal catalisador para as ações das empresas do setor de construção será a duração da quarentena.

A empresa tem 379 milhões de reais de dívida corporativa com vencimento em 2020, que ainda precisa ser renegociada com os bancos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Even (EVEN3): resultado operacional

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Votação em Senado
E eu com isso

Votação da Lei de Falências

A nova Lei de Recuperação Judicial e Falência, apelidada de Lei de Falências no Congresso, será pautada nesta quarta (25) em plenário no Senado Federal.

Read More »
Bull Market EECI
E eu com isso

Ninguém segura o touro

Os números mostram que o Ibovespa retomou seu fôlego em novembro. No mês, até a terça-feira (24), a alta acumulada é de 16,9 por cento.

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel