Equatorial Energia - Levante Ideias

Equatorial (EQTL3): Prévia Operacional 1T21

A Equatorial anunciou na noite de segunda-feira (26), após o fechamento de mercado, a divulgação de sua prévia operacional do 1T21.

A companhia de energia exibiu um aumento de 4,0 por cento na comparação anual do volume consolidado de vendas de energia, registrando 5,8 milhões de MWh no primeiro trimestre do ano.

Deste volume, 85,0 por cento se referem às vendas para seu mercado cativo, cujo avanço foi impulsionado pelo segmento residencial de baixa renda, com alta de 35,7 por cento no ano contra ano. Os outros 15,0 por cento, referentes às vendas para o mercado livre, registraram um aumento de 15,3 por cento em vendas, com destaque para o segmento comercial.

As distribuidoras Equatorial Maranhão e Piauí apresentaram melhor desempenho, tendo ambas avançado em 5,4 por cento em vendas na comparação com o mesmo período em 2020. A Equatorial Pará e Alagoas, de aumento mais tímido, apresentaram altas de 3,7 por cento e 1,3 por cento, respectivamente.

Com relação às perdas na distribuição de energia, observamos resultados melhores no segmento de perdas não-técnicas na comparação trimestral para Equatorial Piauí e Alagoas, com queda de 0,5 ponto percentual e 1,2 pontos percentuais, respectivamente. Apesar disso, todas as unidades continuam apresentando índices de perdas acima dos níveis regulatórios.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que a prévia da Equatorial foi bastante positiva, exibindo uma expansão em sua base de clientes de baixa renda, apesar de parcialmente compensada pela menor tarifa praticada em relação aos clientes convencionais. A expectativa é que a prévia se traduza em resultados robustos para a companhia. Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações da empresa (EQTL3) para o curto prazo.

Como pontos favoráveis a Equatorial, acreditamos que índices de perdas ainda a patamares mais elevados são reflexos do agravamento da pandemia, que, com o avanço das vacinações, têm perspectiva de melhora no médio prazo.

A companhia ainda deve se beneficiar das recentes revisões tarifárias, além da continuidade do processo de revitalização das distribuidoras Equatorial Piauí e Alagoas, últimas adquiridas pela companhia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Equatorial Energia (EQTL3): Resultado do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Bolsa de Valores
Artigos

Ibovespa sobe em dia de Copom

Mercado Local → Ibovespa 112.282 pontos +1,84% O Ibovespa fechou em forte alta nesta quarta-feira, refletindo o alívio dos mercados em relação à crise da

Read More »
Levante Ideias - Totvs
E eu com isso

Totvs capta 1,44 bi em follow-on

A Totvs (TOTS3) anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a aprovação de seu conselho de administração para a realização de oferta pública restrita (follow-on), anunciado

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

As incertezas do Copom

Nesta quarta-feira (22), os organismos encarregados de calibrar os juros no Brasil e nos Estados Unidos vão divulgar dois comunicados decisivos. Por aqui, o Banco

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Seguindo adiante

Governo e Congresso finalmente chegaram a um acordo com relação ao pagamento de precatórios em 2022, resolvendo o imbróglio que ameaçava o rompimento do teto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.