Enjoei - ENJU3 - Levante Ideias

Enjoei (ENJU3): Resultado do 4T20

Nesta terça-feira (30), após o fechamento do mercado, a Enjoei (ENJU3) divulgou seus resultados do último trimestre de 2020. A companhia apresentou um resultado sólido com crescimento acelerado não só em receita como diversos indicadores operacionais relevantes como vendas brutas (GMV).

O volume de vendas total da companhia (GMV) teve crescimento de 95 por cento na comparação com 4T19, atingindo 162 milhões de reais. O ótimo resultado foi impulsionado por um crescimento em diversos indicadores, entre eles, o crescimento de 105 por cento no número de compradores e 74 por cento no número de vendedores na comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo 209 mil e 192 mil, respectivamente.

Com o aumento das vendas, a receita bruta da companhia atingiu 30,3 milhões de reais no trimestre, representando um aumento de 55 por cento em relação ao 4T19. Como resultado do crescimento, o lucro bruto da companhia cresceu 91 por cento no mesmo período atingindo 9,3 milhões de reais, expandindo sua margem bruta de 29,8 por cento em 4T19 para 32,6 por cento no último trimestre de 2020.

A companhia obteve um Ebitda negativo de 18,9 milhões no trimestre, representando uma piora em relação aos -11 milhões de reais em 4T19. O resultado foi fortemente impactado pelo pagamento de remuneração em ações da companhia, tirando esses efeitos o Ebitda teria sido -7,3 milhões, uma melhora substancial em relação ao número do 4T19, que não teve esses efeitos.

Por fim, a companhia apresentou um prejuízo líquido no trimestre com o mesmo valor do Ebitda, -18,9 milhões de reais, uma piora em relação ao prejuízo de 12,8 milhões apresentado no 4T19. O resultado praticamente igual Ebitda foi devido às despesas com depreciação e amortização terem o mesmo valor do resultado financeiro positivo de 1,8 milhões de reais.

E Eu Com Isso?

A companhia foi capaz de entregar um crescimento acentuado e em nossa visão acima das expectativas em termos de vendas brutas (GMV), por isso esperamos impacto positivo no preço das ações da companhia (ENJU3) no curto prazo.

Acreditamos que o mercado enxerga o crescimento como uma prioridade para a companhia, “sacrificando” a rentabilidade no curto prazo para uma consolidação mais acelerada da marca no mercado e uma consequente rentabilidade maior no futuro.

Apesar das margens negativas, a companhia mostra em seu resultado diversos estudos de maturação da sua base de clientes para indicar ao mercado a rentabilidade do modelo de negócios, mostrando que apesar do prejuízo, a lucratividade de longo prazo segue como uma prioridade.

Junto com o resultado trimestral, a companhia divulgou uma pesquisa em que 80 por cento de seus clientes enxergam a plataforma como um ambiente para compra de peças novas. Essa informação dá mais confiança para a companhia executar sua estratégia de expansão para um modelo de negócios B2B, um marketplace tradicional, para complementar seu modelo P2P, isto é, pessoas vendendo seus bens usados para outras pessoas.

Além da expansão do modelo de negócios, os próximos passos da companhia também incluem aumentar seu sortimento de produtos, explorando além da moda feminina para a moda masculina e até o mercado de mobília doméstica.

Outro ponto importante para o futuro da companhia é a melhoria dos gastos com frete, representaram cerca de 55 por cento da receita líquida da companhia, e da qualidade do serviço, que por ter grande dependência dos correios tem um tempo médio de entrega de 7 dias, relativamente elevado.

O modelo P2P não é uma novidade no mercado brasileiro, com empresas como Mercado Livre (MELI34) e OLX permitindo que pessoas vendam produtos usados online, porém o mercado de moda de artigos usados é algo relativamente pouco explorado, tendo o Enjoei como principal expoente. O potencial total do mercado segue ainda incerto, porém práticas sustentáveis de reutilização e consumo consciente são tendências globais, especialmente no mercado de moda, que é conhecido por práticas pouco sustentáveis.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: MGLU3 — As Ações da Magazine Luiza Ainda Valem O Investimento?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.