Levante Ideias - Eneva

Eneva planeja terminal GNL no Maranhão

No sábado (20), a Eneva (ENEV3), companhia integrada de energia e maior operadora privada de gás natural do Brasil, comunicou ao mercado a realização de um acordo de cooperação com a geradora Servtec, visando a avaliação de alternativas para o desenvolvimento de um terminal de gás natural liquefeito (GNL) no Porto do Itaqui ou imediações em São Luís (MA).

De acordo com o comunicado, a Servtec já tem trabalhado no desenvolvimento de um projeto para construir um terminal de GNL no Porto do Itaqui, tendo apresentado manifestação de interesse à EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária). A geradora ainda vem avaliando alternativas para desenvolvimento de um terminal também em outras locações nas imediações do porto.

Segundo os termos do acordo, este prevê que a Eneva terá o direito de exclusividade para desenvolver, gerenciar e explorar o terminal de GNL em conjunto com a Servtec até 30 de dezembro de 2022.

Após esta data, a companhia ainda terá o direito de primeira recusa até 30 de dezembro de 2023. O acordo ainda prevê que a operação se dará pela formação de uma joint venture entre empresas, na qual a Eneva deterá 51% do total de ações e a Servtec os 49% remanescentes.

Por fim, cabe ressaltar que a transação está condicionada à realização de estudos técnicos e à avaliação da viabilidade financeira do projeto pela Eneva, cuja decisão final pode ocorrer ainda em dezembro, dependendo dos resultados do leilão de energia.

Destacamos também que, além da conclusão das avaliações, é necessária a obtenção das devidas licenças e autorizações para a implantação do projeto.

E Eu Com Isso?

A notícia do acordo com a Servtec é positiva para a Eneva (ENEV3), visto que o projeto do terminal de GNL está alinhado à estratégia de desenvolvimento de um hub de gás da companhia, devendo garantir a continuidade do ativo do Parnaíba e abrir caminho para leilões de energia futuros.

Dessa forma, esperamos um impacto positivo nos preços das ações da companhia (ENEV3) para o curto prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da Eneva (ENEV3) do 3T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Auxílio aprovado

A Medida Provisória 1.061/21, publicada no início de agosto para instituir o programa Auxílio Brasil, foi aprovada nesta quinta-feira (25) na Câmara dos Deputados, por

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.