A Casa dos Ventos, maior desenvolvedora de projetos de geração de energia através de fontes renováveis do Brasil, fechou contrato com a Energisa (ENGI11), uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do país, para a venda da energia do complexo eólico Rio dos Ventos (RN), cuja capacidade é de 504 megawatts (MW).
De acordo com os termos deste, a geradora garantiria o fornecimento de 20 MW médios para o período de 2023 a 2038 para a distribuidora. O preço desse fornecimento ainda não foi divulgado por ambas.
O complexo eólico está entrando em operação comercial, tendo até então operado apenas em fase de testes e recebido suas licenças para operação recentemente.
A expectativa é que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) emita o despacho de operação comercial para a unidade esta semana.
E Eu Com Isso?
A notícia vai ao encontro da estratégia da Energisa de ampliar sua participação de energia renovável em seu portfólio.
Em um cenário de transição para uma economia de baixo carbono, com empresas tendo cada vez mais apelo às práticas ESG, além da expansão do mercado livre, vemos de forma positiva o movimento da companhia.
A empresa também se beneficia com o contrato de longo prazo com a geradora, uma vez que este possibilita que a distribuidora enfrente menos volatilidade de curto prazo no mercado dada a diversificação de fontes de energia, dado o perfil interanual da geração eólica, que tem uma correlação negativa com a produção hídrica.
Esse cenário volátil é inclusive já observado nos clientes do mercado livre, devido à crise hídrica que afeta a geração hidrelétrica e impacta os preços da energia.
Devido ao baixo volume contratado, esperamos um impacto neutro nos preços das ações da companhia (ENGI11).
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—