embraer-div-embraer

Embraer (EMBR3): Cade aprova negócio com a Boeing

Embraer (EMBR3): Cade aprova negócio com a Boeing

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem o acordo entre Embraer (EMBR3) e Boeing. Por ter sido autorizada sem restrições, a operação não precisou passar pelo crivo do plenário do órgão antitruste.

A avaliação é de que o negócio, anunciado oficialmente em 2018, não tem efeitos concorrenciais, já que as duas empresas não disputam o mesmo mercado de jatos.

O governo brasileiro manterá seus direitos preferenciais por meio da chamada “golden share” sobre a Embraer, mas não sobre o negócio de aviação comercial, que passará ao controle exclusivo da Boeing.

A operação ainda precisa de aprovação da União Europeia, que no início do mês prorrogou o prazo para uma decisão para 30 de abril.

O avanço do negócio com a Boeing é positivo para a companhia. Para a Embraer, o risco de manter-se sozinha era o de ficar de fora de uma das grandes cadeias mundiais de produção e, num prazo de talvez uma década, ver seus horizontes comerciais se fecharem.

A área de engenharia da empresa paulista é vista como de ponta, e poderia injetar dinamismo no setor da americana já que a Boeing não possuía uma linha de aviação civil de caráter regional, com aeronaves menores, de 70 a 130 lugares.

A rival europeia da Boeing, Airbus, tinha o mesmo problema e o resolveu comprando o controle da família regional C-Series, da canadense Bombardier, adversária histórica da Embraer. 

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Conexão Gol-Latam: Delta troca Gol pela TAM – 28/09

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Brasília - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

O tempo não para em Brasília

A semana em Brasília será bastante movimentada, mesmo com o feriado nacional de Tiradentes nesta próxima quarta-feira (21). No radar, dois acontecimentos bastante importantes do

Read More »
Lojas Renner - LREN3 - Levante Investimentos
E eu com isso

Follow-on da Lojas Renner (LREN3)

Na tarde de sexta-feira (16), a Lojas Renner confirmou o planejamento de uma oferta subsequente de ações (follow-on), em resposta à notícia veiculada mais cedo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel