reforma da previdência

Eleições do Legislativo

O governo quer emplacar o nome de Tereza Cristina (DEM-MS) para a candidatura da base aliada para as eleições da Câmara dos Deputados, que deve ocorrer no início de fevereiro de 2021 e definir quem será o presidente da Câmara pelos dois anos restantes do atual mandato.

O nome de Tereza Cristina, hoje atual ministra da Agricultura, é bem visto por alas do governo, tem respaldo da bancada do agronegócio e poderia ser um nome aceito pelo atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), companheiro de sigla e também amigo da ministra.

Por outro lado, existem alguns empecilhos para levar o nome da ministra adiante. Integrantes do Centrão, hoje a maior parte da base governista, gostariam de ver um colega do grupo à frente da Câmara. Ainda, a oposição – apoio essencial para garantir a vitória na casa e, hoje, próxima de Maia – não aprova o nome de Tereza Cristina, tendendo a votar em qualquer outro candidato que lançasse seu nome. Ciente das discussões, a ministra da Agricultura sinalizou que não gostaria de renunciar à pasta para voltar à Câmara.

Atualmente, o nome favorito do presidente é o de Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão, um dos maiores articuladores da base aliada e pessoalmente próximo ao presidente. O nome de Lira, porém, enfrenta resistências do próprio Rodrigo Maia e, ainda, da ala mais ideológica do governo, que ainda não digeriu a aliança de Bolsonaro com o Centrão em troca de maior governabilidade.

As movimentações envolvendo a disputa sobre a presidência da Câmara devem se intensificar uma vez superadas as eleições municipais, marcadas para o meio de novembro. É de interesse do Executivo ter um comando da Casa governista, já que o presidente da Câmara tem prerrogativas importantes sobre a agenda legislativa e outros temas caros ao Planalto.

Atualmente, a corrida ainda envolve muitos nomes e está bastante aberta. Há, porém, um leve favoritismo do deputado que receber o apoio do governo e também do nome que será apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia. Contudo, nomes não tão populares, como o de Arthur Lira, por exemplo, não devem prosperar. Para o pregão de hoje, porém, a notícia não deve ser precificada por investidores. Ainda há um longo caminho até as eleições para a Presidência do Legislativo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.