Levante Ideias - Rodovia Dutra

Edital do Rodoanel de BH prevê investimentos de R$ 5 bilhões

O governo do estado de Minas Gerais publicou nesta sexta-feira (21) o edital da PPP (Parceria Público Privada) para a construção do Rodoanel de Belo Horizonte. O projeto se trata da construção do zero de um contorno rodoviário de 100 quilômetros que vai ligar as rodovias BR 381, 040 e 262, com o objetivo de retirar o trânsito pesado e reduzir o número de acidentes no anel rodoviário. No total estão previstos R$ 5 bilhões em investimentos, sendo que cerca de R$ 3 bilhões devem vir do poder público.

O leilão está marcado para o dia 28 de abril e a concessão será para um período de 30 anos. A companhia que solicitar a menor contribuição de recursos públicos, de forma a oferecer maior desconto sobre os R$ 3 bilhões, vence a disputa.

A empresa vencedora será responsável pela construção e operação do rodoanel, com a rodovia devendo ter 14 acessos controlados para evitar a ocupação das margens. O valor da tarifa de pedágio foi fixado em R$ 0,35 por quilômetro, com sistema de cobrança free flow, ou seja, sem praças de pedágio e com cobrança por quilômetro rodado.

A construção será realizada por etapas, com início nos trechos de maior movimento, no caso, os trechos Norte e Oeste, que passam por cidades como Contagem, Betim e Santa Luzia. Esses dois trechos concentram cerca de 70% da movimentação e devem ficar prontas em até 4 anos. Já os trechos Sudoeste e Sul, devem ser entregues em até 6 anos.

E Eu Com Isso?

O leilão deverá atrair grandes grupos com braços de engenharia fortes, com interesse na operação e também na construção do projeto. Entre os interessados estão alguns grupos chineses e espanhóis já com atuação no Brasil, além de operadores nacionais e consórcios formados por construtoras.

A principal vantagem do projeto é que junto da concessão, vem embutida uma grande obra com recursos garantidos, de forma que a companhia não precisará alavancar recursos.

Como o tráfego ainda é desconhecido pelo fato da rota ainda não existir, o governo criou um mecanismo para mitigar o risco de demanda, de forma que nos 3 primeiros anos de cobrança de pedágio, em cada alça haverá o pagamento de uma contraprestação para cobrir custos operacionais. Encerrado esse período, a variação de tráfego passa a ser de responsabilidade única do grupo privado.

O projeto que será apresentado pelo governo em entrevista coletiva às 11 horas desta sexta-feira, tem enfrentado resistência de prefeitos da região, que questionam a rota traçada para o projeto. As maiores resistências vêm do prefeito de Betim, Vittório Medioli (PSD) e da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT).

Medioli havia pedido ao governo, no ano passado, que alterasse o traçado do rodoanel retirando a rodovia de dentro de Betim. A ideia era que a via passasse próxima ao aeroporto da cidade, que está sendo construído, e do Museu de Inhotim.

Essa proposta chegou a ser analisada, porém, deixaria o projeto R$ 1,3 bilhão mais caro, aumentaria o trajeto em 53 minutos e também a distância a ser percorrida pelos motoristas, tirando 10% dos usuários da via. Por esses motivos, a alteração foi considerada inviável.

Outros dois grandes desafios são o licenciamento ambiental e o elevado volume de desapropriações necessárias para a obra. Nesse caso, para amenizar as incertezas do setor privado, o governo estabeleceu teto para os custos destinados para essas compensações, de forma que se esse teto for rompido, o governo entra. Além disso, a ideia é que esses gastos adicionais sejam cobertos com recursos da Vale (VALE3).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Leilão das rodovias BR-381 e BR-262.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.