Levante Ideias - Vacina Moderna

E se as vacinas não funcionarem mais?

As declarações de Stéphane Bancel, principal executivo do laboratório americano Moderna, estão provocando fortes solavancos nos mercados internacionais na manhã desta terça-feira (30). Em média, os principais índices europeus recuam 1,5%.

Em uma entrevista ao jornal “Financial Times”, Bancel disse que a vacina desenvolvida pelo laboratório para a variante Delta do coronavírus mostrou uma “forte queda na eficácia” contra a variante Ômicron. Traduzindo, a nova cepa pode provocar ondas de contaminação equivalentes às causadas pela cepa Alfa, que deu origem à pandemia no início de 2020.

Quando a pandemia surgiu, há quase dois anos, o principal problema era que não havia remédios. A única solução para impedir milhões de mortes foram as medidas de restrição. Seus impactos são sentidos até agora. Por exemplo, nos resultados das seguradoras e das empresas de saúde, na alta dos preços dos carros usados e nas alterações na oferta e na demanda globais devido à interrupção das correntes de comércio.

O desenvolvimento de várias vacinas não ocorreu a tempo para salvar todas as vidas e todas as empresas, mas fez as economias caminharem para algo parecido com a normalidade.

Agora, a nova variante surgida na África do Sul ameaça fazer a situação regredir aos primeiros tempos da pandemia, com lockdown e desabastecimento. Com vários agravantes, dentre eles a exaustão psicológica e econômica das pessoas.

As incertezas aumentam. Bancel disse à rede de notícias econômicas CNBC que pode levar “meses” até o Moderna começar a produzir vacinas destinadas a combater a nova cepa. E a OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que pode demorar algumas semanas até que a comunidade científica conclua qual a letalidade da variante Ômicron.

Os cientistas estão convencidos de que ela é bem mais contagiosa do que as anteriores. Então, há uma “esperança” de que, em função disso, ela seja menos letal, o que vai dispensar as autoridades de baixar novas medidas de restrição.

No entanto, enquanto há apenas incertezas, os investidores embutem a incerteza adicional nos preços, movendo cotações de ações, de moedas e de títulos do governo.

Indicadores

A taxa de desocupação recuou para 12,6% no terceiro trimestre deste ano, uma redução de 1,6 ponto percentual frente ao segundo trimestre.

Com isso, o número de pessoas em busca de emprego no país caiu para 13,5 milhões (-9,3%). Já os ocupados chegaram a 93,0 milhões, com crescimento de 4,0%.

Os dados são da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

E Eu Com Isso?

A terça-feira começa marcada pela volatilidade devido às declarações do presidente do laboratório Moderna e às indefinições com relação à variante Ômicron do coronavírus.

As notícias são negativas para o mercado em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Qual o risco do “novo” novo coronavírus?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.