Levante Ideias - Trump e Bolsonaro

E Eu Com Isso? Semanal (2 a 6 de julho)

Estatais em foco na semana

As notícias envolvendo as empresas estatais movimentaram os mercados locais durante a semana.

A Câmara do Deputados aprovou na quarta (04) o texto do projeto de lei que autoriza a Eletrobras a vender as seis distribuidoras de energia elétrica nas regiões Norte e Nordeste para equilibrar as contas de distribuidoras de energia de seis Estados (Amazonas, Roraima, Rondônia, Piauí, Acre e Alagoas).

Já a Embraer e a Boeing assinaram um memorando preliminar que estabelece premissas para a tão aguardada combinação de negócios entre as duas companhias.

Já as novas regras do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre licitações poderão ser válidas somente a partir de 2019. Se efetivada, a tão esperada cessão onerosa da Petrobras pode acontecer ainda esse ano. Por outro lado

E eu com isso?

As notícias envolvendo as estatais teoricamente eram positivas para as ações da Eletrobras (ELET3:ELET6), Petrobras (PETR3:PETR4) e Embraer (EMBR3). 

O mercado, no entanto, não reagiu muito bem à notícia sobre a Embraer e as ações da empresa caíram mais de 10% na quinta-feira (05), data do anúncio.

Já a Petrobras registrou queda no pregão de quinta (05) por conta da queda do preço do petróleo no mercado internacional.

Bovespa acumula alta em semana com feriado nos EUA e volta da guerra comercial

Por conta do feriado de 4 de julho (dia da Independência americana), o mercado dos EUA ficou fechado na última quarta-feira, fato que diminuiu o volume de negociações nas Bolsas pelo mundo, inclusive aqui no Brasil. Já na sexta-feira (06), o destaque ficou por conta da implementação de tarifas na guerra comercial entre China e EUA.

Outro destaque negativo ficou para o dado de produção industrial de maio, que reportou uma queda de 10,9 por cento como consequência da paralisação econômica com a greve dos caminhoneiros no mês de maio. Já o índice de inflação de junho (medido pelo IPCA) mostrou alta de 1,26%, acumulando alta de 4,39% em 12 meses.

O índice Ibovespa chegou a registrar 5 altas seguidas (de quinta da semana passada até a última quarta), mas acabou fechando o pregão de quinta (05) em leve queda, puxada pelo resultado negativo da Embraer.

E eu com isso?

A indefinição do cenário externo, aliada ao fraco dado da economia brasileira de maio e a queda das ações da Embraer foram fatores negativos para o mercado. Por outro lado, a pesquisa política do DataPoder 360 mostra uma melhora na margem dos candidatos pró-mercado, o que é encarado pelo mercado como algo positivo.

Pesquisa DataPoder 360

A nova pesquisa eleitoral pelo DataPoder 360 apresentou novas projeções de voto no cenário sem Lula, com Jair Bolsonaro ainda na liderança com 21 por cento, porém com uma redução em relação à pesquisa anterior, quando estava com 25 por cento. Enquanto isso, os 5 demais candidatos seguem embolados em segundo lugar: Ciro Gomes (13), Geraldo Alckmin (8), Marina Silva (7) e Fernando Haddad (6).

Destaque para a taxa de “não voto” de 40 a 42 por cento a depender do cenário testado. Neste caso, os entrevistados dizem que votarão em branco ou nulo ou que estão indecisos ou não respondem.

E eu com isso?

A pesquisa comprova que o cenário eleitoral ainda está muito indefinido, mas com ligeira vantagem de Bolsonaro, que venceria as quatro simulações feitas em segundo turno acima da margem de erro. Além disso, Ciro e Alckmin movimentam o cenário com disputas por possíveis alianças.

Casa própria?

No primeiro semestre do ano, o preço dos imóveis residenciais à venda no país teve queda real de 2,59 por cento, de acordo com o índice FipeZap, que acompanha o preço de imóveis anunciados para venda em 20 cidades brasileiras.

E eu com isso?

A queda real é registrada quando o valor de um determinado bem tem uma alta menor que o aumento generalizado dos preços, medido pelo IPCA. No período, o preço médio dos imóveis recuou 0,16 por cento, enquanto a inflação esperada do período foi de 2,49 por cento.

Apesar da queda, os seguros obrigatórios de morte e invalidez permanente (MIP) e de danos físicos ao imóvel (DFI) podem ser incorporados nas prestações, por isso o preço final pode ter grandes diferenças.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.