sopro

E Eu Com Isso? Semanal (10 a 14 de setembro)

Mais incertezas nos mercados

No cenário externo, a semana registrou alguns fatos marcantes. A terça-feira (11) foi de leve queda com os investidores atentos ao pedido do governo chinês à OMC para impor novas tarifas de importação aos Estados Unidos, bem no dia 11 de Setembro, 17 anos depois dos atentados às Torres Gêmeas, em NY.

Já a quinta foi de leve alta para os principais índices globais. O destaque foi a Turquia, que decidiu elevar os juros para 24 por cento ao ano – valor acima do esperado – fato que está fazendo a moeda turca valorizar 2 por cento nesta manhã.

A sexta, por outro lado, começou com os mercados digerindo as conversas entre EUA e China que podem amenizar os ânimos da guerra comercial e também a ação prudente e um tanto que inesperada do Banco Central da Turquia ao subir os juros.

A tensão se intensificou no mercado local com a aproximação do primeiro turno das eleições. Para agitar ainda mais esse cenário, quarta-feira (12) à noite o candidato Bolsonaro, que lidera as pesquisas, foi submetido a uma nova cirurgia de emergência no hospital israelita Albert Einstein em função de complicações após a facada da última semana, trazendo com isso ainda mais incertezas sobre o cenário local.

Outro fator local que mexeu nos mercados foram as notícias não confirmadas de que o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) teria recebido recursos ilegais na campanha de 2014 ao governo de São Paulo.

E Eu Com Isso?

A semana foi marcada mais uma vez pelas notícias políticas, que acabaram influenciando na volatilidade do Ibovespa e na alta do dólar. As pesquisas eleitorais foram o principal fator que derrubaram o mercado local, mesmo com algumas notícias positivas, como o alívio vindo da Turquia.

Pesquisa Datafolha de segunda deixa tudo embolado

A nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na noite de segunda-feira (10), deixou o cenário eleitoral ainda mais imprevisível. O resultado apontou Jair Bolsonaro em primeiro, com 24 por cento dos votos, e um empate técnico entre 4 candidatos para o segundo lugar: Ciro Gomes (13 por cento), Marina Silva (11), Geraldo Alckmin (10) e Fernando Haddad (9). A pesquisa entrevistou 2.804 eleitores em 197 municípios no dia 10 de setembro.

E Eu Com Isso?

O resultado traz algumas novidades: ao contrário do que se esperava, Bolsonaro não teve um salto grande em função do atentado. Ciro Gomes começa a se destacar como possível concorrente, quando tudo parecia perdido para o pedetista. Alckmin também cresce – timidamente -, e Marina Silva começa a desidratar, como nas últimas eleições. Fernando Haddad, que deve ser anunciado hoje candidato pelo PT (prazo máximo para a troca de chapa), já tem um pequeno salto e encosta nos outros concorrentes.

Levante Ideias - Brasil Candidatos Presidência

Ibope: Bolsonaro isolado na liderança; segundo lugar indefinido

O Ibope divulgou na noite desta terça-feira (11) o resultado da sua pesquisa feita entre os dias 8 e 10 de setembro, logo após o ataque ao candidato Jair Bolsonaro. O novo cenário traz o militar da reserva isolado em primeiro, com 26 por cento. Em segundo lugar, empate técnico entre Ciro Gomes (11 por cento), Marina Silva (9), Geraldo Alckmin (9) e Fernando Haddad (8). A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais e entrevistou 2.002 eleitores em municípios brasileiros.

E Eu Com Isso?

Diferente do Datafolha de segunda-feira (10), a pesquisa mostrou maior impacto nos números de Jair Bolsonaro devido ao atentado da última quinta-feira (6). O candidato subiu de 22 para 26 por cento e aparece ganhando de Haddad, empatando com Alckmin e Marina e perdendo somente para Ciro Gomes no segundo turno. Resta monitorar as próximas pesquisas para saber se o “efeito facada” irá perdurar até o dia da votação. Mercados devem se animar no dia de hoje.

Jair Bolsonaro não tem previsão de alta

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, passou por uma segunda cirurgia médica na madrugada desta quarta-feira (12) e voltou a preocupar pessoas próximas a ele. Seu filho Flávio Bolsonaro afirmou que o pai voltou “à estaca zero” depois da segunda cirurgia, considerada delicada pelos médicos. Ainda não está claro em quanto tempo o candidato deverá se recuperar, mas com certeza o presidenciável não fará mais campanha de rua até o primeiro turno e, provavelmente, ficará de fora das campanhas do eventual segundo turno. Médicos recomendaram que o militar da reserva evite até mesmo falar.

E Eu Com Isso?

O quadro de Bolsonaro ainda é grave. Os efeitos políticos dessa situação ainda não foram evidenciados, mas existe uma preocupação forte entre aliados sobre como proceder com a campanha. Seu vice General Mourão fez uma consulta ao TSE sobre participar de debates na condição de representante do candidato do PSL, mas gerou atritos por não ter consultado a família Bolsonaro. A cúpula de campanha teme que uma internação mais longa atrele a imagem de fragilidade ao deputado, que sempre dava a palavra final nas tomadas de decisão.

Levante Ideias - Bolsonaro Marina Debate Estadão

“Voto útil” é a nova estratégia

Com os últimos acontecimentos no mundo político e as pesquisas confirmando Jair Bolsonaro isolado em primeiro lugar, os outros candidatos que disputam a segunda vaga já adotam um discurso de captação de votos baseada no voto útil. Geraldo Alckmin, Marina Silva e Ciro Gomes tentam se mostrar como alternativas ao tradicional e à polarização extrema.

E Eu Com Isso?

De fato, Bolsonaro tem um pé e meio no segundo turno (inclusive o candidato passou por outra cirurgia na noite de ontem e passa bem, mas deve atrasar sua saída do hospital).

As estratégias dos outros candidatos são: Alckmin busca convencer que é o único capaz de derrotar o PT num possível segundo turno, Ciro tenta associar Haddad ao governo Dilma para ganhar os votos da centro-esquerda e Marina se apresenta como alternativa à polarização extrema.

Vale (VALE3) – Envolvimento em disputa societária

Dois dos principais acionistas da Vale, Bradespar e Litel, estão para fechar um acordo que encerra uma disputa bilionária com a Elétron. O valor do acordo pode ficar entre 2,5 e 3,0 bilhões de reais. O pagamento ainda está em discussão e poderá ser feito em ações da Vale detidas tanto pela Bradespar, quanto pela Litel.

E Eu Com Isso?

Esperamos impacto neutro no preço das ações da Vale (VALE3) no curto prazo.

Essa disputa entre os acionistas se estende por uma década e vem muito antes da unificação das ações preferenciais e ordinárias, que aumentou a liquidez das ações da Vale e melhorou a precificação da empresa no mercado.

Uma decisão judicial havia fixado o valor a pagar pela Bradespar e Litel em cerca de 5 bilhões de reais. Um laudo pericial homologado por decisão do tribunal fixou o valor em 4 bilhões de reais. A razão do pedido de indenização é que a Elétron alega não ter conseguido exercer um direito de compra na Valepar (antiga controladora da Vale).

Esse acordo encerra de uma vez por todas a disputa societária que tem impacto pequeno para o acionista minoritário da Vale.

A Vale vive um momento bem positivo: classificação de risco de grau de investimento, aumento da liquidez das ações, redução no endividamento (muito perto da meta) e foco na qualidade do produto em detrimento de volumes de produção.

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, tem grande mérito nas melhoras e colhe os frutos da unificação de ações (agora somente ONs), trocas na diretoria, redução da dívida e foco na qualidade do produto em detrimento de volumes de produção. Fábio tornou o resultado da empresa mais previsível, o que faz muito bem para as ações da empresa, que acumulam alta de 110 por cento (contra 13,7 por cento do Ibovespa) desde que o presidente assumiu seu posto, em maio de 2017.

Minerva (BEEF3) – aumento de capital e abertura de capital no Chile

A Minerva Foods anunciou na terça-feira (11) um aumento de capital de 1,06 bilhão de reais, equivalente a 6,42 reais por ação.

A operação ainda prevê a emissão de bônus de subscrição como vantagem adicional aos acionistas que participarem do aumento de capital.

Na quarta (12), a Minerva realizou uma teleconferência após a divulgação das novas informações para discutir o aumento de capital, o processo de abertura de capital (IPO) da sua subsidiária Athena Foods no Chile e a redução do nível de endividamento.

E Eu Com Isso?

A reação do mercado foi negativa ao anúncio do aumento de capital proposto pela Minerva, com queda de 7,8 por cento no preço das ações (BEEF3) nesta quarta-feira. O preço ficou em 5,32 por ação ordinária, bem abaixo do proposto, que foi de 6,42 por ação.

O mercado reagiu negativamente porque questiona o ritmo da redução do endividamento financeiro da Minerva. Com isso, os acionistas minoritários não deverão fazer parte do aumento de capital proposto, mesmo com o incentivo dos bônus de subscrição.

Se os acionistas minoritários não exercerem o seu direito de subscrição, o aumento de capital deverá ser de apenas 700 milhões de reais. Visto que o principal objetivo é reduzir o alto nível de endividamento da empresa (a dívida líquida/Ebitda era de 5,0 vezes em junho de 2018).

Nesse caso, o principal acionista atual, a família Vilela de Queiroz (VDQ), manteria a sua participação de 28,2 por cento e o fundo árabe Salic elevaria a sua participação para 33,3 por cento no capital, se tornando o maior acionista da companhia.

Acreditamos que a redução da alavancagem é o principal catalisador do preço das ações da Minerva no curto prazo.

Levante Ideias - Via Varejo

Via Varejo (VVAR11) – entrada no serviço financeiro digital

A Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Bartira, fechou acordo com a startup financeira de tecnologia AirFox Brasil para a prestação de serviços de pagamentos móveis e banco digital. O valor do acordo não foi revelado.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva, e esperamos impacto positivo no preço das ações (VVAR11) no curto prazo.

Pelo acordo, a Via Varejo fará os investimentos financeiros na empresa que serão conversíveis em ações. Em três anos, a Via Varejo poderá de adquirir até 80 por cento da AirFox. Dessa forma, os sócios da AirFox se ficariam como acionistas minoritários, com 20 por cento.

A AirFox tem sede em Boston, foi fundada pelo brasileiro Victor Santos e incubada no Laboratório de Inovação de Harvard.

Atualmente, existem 300 mil clientes da Casas Bahia que utilizam o carnê. Com o serviço digital, os clientes têm a opção de baixar o aplicativo da AirFox em seus celulares, criar uma conta, pagar as prestações e fazer transações de maneira bem mais simples. Será também oferecido um cartão físico pré-pago anexado ao aplicativo.

Essa migração para o digital deverá trazer redução de custos, mais eficiência e uma melhor percepção do serviço prestado pela Via Varejo.

A Via Varejo finalmente fez a sua iniciativa no mundo digital, com impacto positivo para a empresa – e na frente de seus concorrentes.

Levante Ideias - Wall Street

Alta das ações brasileiras (ADR’s) em Nova Iorque

Devido ao feriado de Independência na última sexta-feira (7 de setembro), os mercados ficaram fechados no Brasil. Entretanto, as ações brasileiras negociadas em Nova Iorque (ADR’s – American Depositary Receipts) tiveram forte alta, em repercussão às notícias sobre o atentado ao candidato Jair Bolsonaro e seu estado de saúde.

E Eu Com Isso?

Os principais destaques de alta dos ADR’s foram: Petrobras com alta de 4 por cento, Bradesco com alta de 2,5 por cento, e Itaú com alta de 2 por cento.

ETF: Uma nova tendência

O volume financeiro em ativos investidos em ETF (Exchange-traded fund) superou a marca dos 5 trilhões de dólares no fim de julho. Isso representa o dobro do valor de 5 anos atrás, ou seja, os investimentos passivos estão ganhando espaço, principalmente nos EUA. No país norte-americano, a demanda tem ganhado tanto espaço que gerou uma nova tendência onde gestores e bancos independentes estão entrando para o setor.

O Brasil tem seguido esta tendência: a gestora Mirae Asset Global Investments lidera o primeiro fundo de índice de renda fixa negociado em Bolsa no Brasil. O ETF estreou ontem (10) na Bolsa e vai replicar o S&P/B3 Índice de Futuros de Taxas de Juros, que mede o desempenho de uma carteira hipotética composta por contratos futuros de DI de três anos.

E Eu Com Isso?

Os ETFs de renda fixa eram esperados por investidores há muito tempo. Sem dúvidas representará um avanço para o mercado de capitais brasileiro com novas oportunidades para ganhar com maior facilidade.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.