Mais 200 bilhões de dólares
Depois da forte queda de ontem (30), os mercados têm mais um dia negativo de olho nas novas ameaças de Donald Trump. O Ibovespa caiu 2,5 por cento na quinta depois que o presidente americano afirmou que pode intensificar a guerra comercial com a China e colocar mais 200 bilhões de dólares de tributos contra produtos de origem chinesa. Aliado a tal fator, a crise que passa a nossa vizinha Argentina também interfere no humor, principalmente nos mercados emergentes da América Latina. O panorama continuará pressionando os mercados de hoje.
No mercado local, o destaque fica com o PIB segundo trimestre divulgado pela manhã, que mostrou alta de 0,2 por cento no período, levemente acima do esperado pela Levante, fator que corrobora nossa expectativa de um crescimento na janela de 1,5 a 2 por cento em 2018. Outro ponto que os investidores estão atentos é a divulgação da pesquisa eleitoral encomendada pela XP, que sai ainda pela manhã.
E Eu Com Isso?
O mau humor externo com a guerra comercial, que impacta principalmente os países emergentes, e a tensão política devem proporcionar mais um dia negativo no mercado local, ignorando o crescimento do PIB acima do esperado.
Gostou do conteúdo? Aproveite para receber diretamente na sua caixa de e-mails, de segunda a sexta, as notícias e opiniões que impactam os seus investimentos. É super fácil: se você se cadastrar neste link, a partir do próximo dia útil já vai passar a receber os conteúdos 😉