Parlamento britânico rejeita acordo do Brexit
Nesta terça-feira (15), o parlamento britânico rejeitou o acordo da saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, proposto pela primeira-ministra, Theresa May. A derrota, foi a maior perda do governo na história moderna (432 votos contra e somente 202 a favor). A premiê terá agora três dias para apresentar um plano B para os parlamentares. No entanto, antes terá de sobreviver hoje à moção de desconfiança proposta pela oposição, que pode resultar na perda de seu cargo.
O motivo da derrota: os apoiadores da saída do Reino Unido da UE consideraram a proposta de May “moderada demais”, além de vários votos contrários do próprio partido da primeira-ministra, o Partido Conservador.
E Eu Com Isso?
A forte derrota deixa o governo May de mãos atadas. O futuro agora é incerto, pois a primeira-ministra pode perder ou renunciar seu cargo. Com isso, seria formado um novo governo ou haveria uma nova eleição – podendo até haver novo plebiscito, uma renegociação com a UE sobre o acordo e o prazo para o Brexit ou até mesmo uma saída sem acordo (mais abrupta) com a União Europeia. Neste último caso, os efeitos econômicos seriam mais severos para o país e para a região. O prazo para deixar o bloco é 29 de março. Portanto, o cenário ainda é muito incerto.
Gostou do conteúdo? Aproveite para receber diretamente na sua caixa de e-mails, de segunda a sexta, as notícias e opiniões que impactam os seus investimentos. É super fácil: se você se cadastrar neste link, a partir do próximo dia útil já vai passar a receber os conteúdos 😉