Levante Ideias - Banco Central do Brasil

E Eu Com Isso? – 15/08/18

Termina hoje o prazo para registro de candidaturas

Hoje, dia 15 de agosto, é o último dia em que se permite o registro de candidaturas para as eleições de 2018. Com relação aos presidenciáveis, oito já se registraram, faltando agora somente Meirelles (MDB), João Goulart Filho (PPL), Eymael (DC), Lula (PT) e Marina Silva (Rede). Já era sabido que candidatura de Lula seria deixada para o último dia de registro, para atrasar ao máximo a indefinição sobre sua inelegibilidade.

E Eu Com Isso?

Uma vez registradas as candidaturas, o TSE publica um edital com as informações oficiais. Depois de cinco dias, candidatos, partidos ou o Ministério Público Eleitoral podem questionar os registros. O TSE tem até o dia 17 de setembro para analisar os registros e existem recursos que podem ser utilizados no tribunal e também no STF. Rosa Weber, nova presidente do TSE, observou que irá respeitar os devidos processos legais, mas que existe possibilidade de impugnação por ofício – quando o relator decide sozinho. Em suma, a candidatura de Lula deve ser impugnada, mas isso somente ocorrerá  no início de setembro.

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para receber diretamente na sua caixa de e-mails, de segunda a sexta, as notícias e opiniões que impactam os seus investimentos. É super fácil: se você se cadastrar neste link, a partir do próximo dia útil já vai passar a receber os conteúdos 😉

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.