Made in China
O cenário internacional segue desafiador. No geral, as Bolsas caem devido à balança comercial chinesa ter reportado resultados piores do que o previsto – as exportações tiverem a maior contração em dois anos e as importações também caíram. Com isso, o receio da desaceleração do gigante chinês e dos efeitos da Guerra Comercial com os EUA contamina os mercados. Somado a estes fatores de atenção, vemos os EUA já no maior período de paralisação (shutdown) em meio à polêmica entre a construção do muro na fronteira entre os EUA e México, e também assistimos ao desenrolar da saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit.
Por aqui, a história é bem diferente. A perspectiva de que seja entregue ainda esta semana uma proposta da Reforma da Previdência ainda mais ampla do que a anterior contagia positivamente o mercado local e promete ser o assunto da semana. Além disso, a Petrobras continua no foco com a venda de ativos: o presidente do STF, Dias Tofolli, suspendeu uma decisão que dificultava a venda de ativos pela estatal, fato que deve ser bom para as ações da companhia (PETR3 e PETR4).
E Eu Com Isso?
Com o panorama internacional desafiador, nem mesmo as notícias positivas por aqui devem animar o mercado brasileiro, que deve cair hoje.
Gostou do conteúdo? Aproveite para receber diretamente na sua caixa de e-mails, de segunda a sexta, as notícias e opiniões que impactam os seus investimentos. É super fácil: se você se cadastrar neste link, a partir do próximo dia útil já vai passar a receber os conteúdos 😉