Susto com possível soltura de Lula
O domingo pré-feriado em SP foi extremamente movimentado em decorrência da polêmica da soltura do ex-presidente Lula provocada por uma concessão de habeas corpus (HC) emitida por um desembargador plantonista do TRF-4, Rogério Favreto. Ele foi contra o juiz Sérgio Moro, que logo se manifestou contra a decisão liminar, e reiterou a insistência ao não desistir da soltura, mesmo após o ministro relator do caso, Gebran Neto, também se posicionar contra a decisão. Com toda a polêmica, o presidente do Tribunal, odesembargador Thompson Flores, interveio e deu a palavra final sobre o HC, determinando que o petista continue preso.
E eu com isso?
Toda a confusão jurídica instaurada pelos HCs impetrados deixou o mercado extremamente apreensivo sobre a situação de Lula. Apesar da decisão de manter Lula preso, as consequências devem ser sentidas hoje, principalmente com uma volatilidade do dólar.
É importante ressaltar que, mesmo solto, Lula não está em condições de elegibilidade para disputar as eleições ao Planalto. Caso conseguisse a liberdade, entretanto, o presidente teria muito mais facilidade para fazer campanha para o partido e para outro possível candidato petista.
Gostou do conteúdo? Aproveite para receber diretamente na sua caixa de e-mails, de segunda a sexta, as notícias e opiniões que impactam os seus investimentos. É super fácil: se você se cadastrar na barra cinza que se encontra abaixo do texto, a partir do próximo dia útil já vai passar a receber os conteúdos 😉