E começa o mês de maio – 02/05

E começa o mês de maio

E chegamos a maio, considerado pelos investidores mais experientes como o mês mais difícil para o mercado. ‘Sell in May and Go Away’, dizem muitos deles, em uma referência à chegada dos meses mais quentes do hemisfério norte.

Lendas à parte, o saldo do ano é positivo até agora. O índice Ibovespa acumula alta de +9,44 por cento em 2019. Para algumas ações, o saldo é ainda melhor: CSN (CSNA3) subiu +63,5 por cento; Sabesp (SBSP3) se valorizou +51 por cento; BRF (BRFS3), +39,0, entre outros bons resultados. Moral da história: quem escolheu os ativos certos se deu muito bem.

A maior atenção continua voltada à Reforma da Previdência, que promete melhorar a qualidade fiscal do governo. No entanto, ela tem encontrado forte oposição e também algumas dificuldades de articulação do governo. 

O primeiro dia de maio nos deu uma prévia do que teremos, muita agitação e muita volatilidade.

Ontem, o Banco Central dos EUA (FED) decidiu manter a taxa de juros estável entre 2,25 e 2,50 por cento. A decisão já era esperada e me pareceu acertada – afinal, a economia dos EUA continua crescendo com bons números e, do meu ponto de vista, a inflação mais baixa nos últimos meses ainda não deve ser motivo de preocupação. O inesperado foi o comunicado do FED, que afirmou com todas as letras que o objetivo é cumprir a meta de inflação. Por essa razão, não há espaço para redução de juros no momento. 

A declaração fez os mercados que começavam a se animar com uma possível redução de juros no futuro virarem e fecharem em queda. Um conjunto de ações brasileiras negociadas nos EUA fechou em queda de -1,87 por cento.

A notícia é negativa e impacta principalmente países emergentes, como o Brasil.

E Eu Com Isso?

Como a Bolsa ficou fechada em função do feriado do Dia do Trabalho, teremos um dia de ajuste para os ativos locais. O movimento negativo visto ontem no exterior será amenizado com um melhor humor local. 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.