Light - E Eu Com Isso

Dívida da Light (LIGT3)

Nesta terça-feira (26), a Light comentou sobre seus planos estratégicos após as recentes mudanças de gestão e em sua estrutura acionária. Há aproximadamente dois meses, Raimundo Nonato, oriundo da Equatorial, se tornou CEO da companhia e delineou as prioridades para essa nova fase. Dentre elas estão o compromisso com a redução do endividamento e o combate às perdas não técnicas, que atualmente geram uma despesa anual de 600 milhões de reais.

Vale destacar que a transformação acionária da Light vem ocorrendo desde 2019, quando a Cemig, então controladora, vendeu a fatia de 27,3 por cento e abdicou do controle da empresa. Na sequência, em 2020, o BNDESPar alienou sua posição e Ronaldo Cezar Coelho se tornou o principal investidor privado, posto mantido até hoje por meio do fundo Samambaia, que detém 20 por cento do capital acionário. A Cemig saiu completamente do quadro de acionistas na última sexta-feira, aproveitando a oferta subsequente de ações (follow-on) com emissão primária e secundária realizada pela Light.

No tocante ao enfrentamento das perdas não técnicas, uma das estratégias da companhia reside em investimentos em projetos de eficiência energética em áreas de risco, pois a leitura é que os moradores não fraudam a energia por má-fé, mas, sim, por dificuldade financeira e falta de opções. Até abril, o plano completo de combate às perdas, acompanhado de metas explícitas, será apresentado ao mercado, juntamente com um programa de remuneração variável vinculado. O plano envolverá também pleito à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o reconhecimento das complexidades da área da concessão na estrutura tarifária.

Por fim, em relação ao endividamento, a companhia comentou que, após a capitalização, a situação financeira ficou mais confortável. Entretanto, o objetivo é alcançar uma alavancagem financeira ainda mais baixa, com relação dívida líquida/Ebitda de 2 vezes. Em adição, pretende-se aproveitar a estrutura de capital fortalecida para buscar dívidas mais longas e baratas no mercado de capitais.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Light, com impacto levemente positivo no preço das ações (LIGT3) no curto prazo. O discurso do novo presidente, Raimundo Nonato, embora acertado, já foi realizado por outros executivos da companhia no passado e houve dificuldade de entrega de resultados em decorrência da complexidade da área de concessão, o que sinaliza um risco de execução para a entrega dessas propostas.

Acreditamos que a saída da Cemig do capital da Light também é positiva. Após anos de discussão quanto à posição da estatal na companhia, a Light conseguiu, por meio de sua última oferta de ações, a saída da Cemig da companhia, tendo agora seu controle pulverizado na Bolsa. Essa é uma boa notícia em termos de governança, uma vez que a companhia, com a nova posição acionária, torna-se mais independente e com acionistas mais alinhados à sua estratégia.

O novo presidente traz ainda uma nova proposta para resolver o problema mais antigo e crítico da Light, o de perdas não técnicas (furtos de energia). Essas perdas representam metade do mercado de baixa tensão da companhia e dois terços se concentram em áreas de risco. Como solução, Nonato zela pela aproximação com as comunidades, por meio de investimento em eficiência energética, projetos sociais e geração de renda e emprego, de modo que o custo da energia seja mais acessível aos moradores locais.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Light dá saída à Cemig.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.