Levante Ideias - Dinheiro

Dexco anuncia a aquisição da Castellato

A Dexco (DXCO3), antiga Duratex, anunciou no início da semana a aquisição da Castellato, uma fabricante de revestimentos, que marcou a entrada da companhia em um novo nicho, o de concreto arquitetônico.

Com a operação, a Dexco reforça sua presença no mercado premium, que hoje conta com as marcas Portinari e Ceusa, além de entrar em um novo nicho de revestimentos. Segundo o presidente da companhia, Antonio Joaquim de Oliveira, a operação está dentro do plano de investimentos de R$ 2,5 bilhões até 2023.

A fábrica da Castellato está localizada na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, e possui uma capacidade de produção de 7,5 milhões de peças por ano, com um total de 240 funcionários. Atualmente, a Dexco possui uma capacidade de 31 milhões de metros quadrados, devendo chegar a 42 milhões de m² em 2023 com a unidade de Botucatu (SP).

E Eu Com Isso?

O valor do negócio não foi informado, mas a companhia pagou um múltiplo de 7,1x o EBITDA do atual exercício, um prêmio de quase 30% em relação ao múltiplo ao qual a empresa negocia atualmente.

Oliveira também ressaltou que o motivo da aquisição é diversificar a atuação, entrando em um segmento complementar ao da Dexco, e não aumentar o tamanho da companhia. A Castelatto tem quase 20 anos de história, e é líder do segmento premium de pisos e revestimentos de concreto arquitetônico.

Ainda não há metas de expansão para os novos produtos, e por ser um segmento muito premium, tem de ser realizado com cautela. As peças da Castelatto, por exemplo, são vendidas apenas em boutiques, não sendo encontradas em grandes lojas de varejo de construção.

Na nossa visão, a aquisição é interessante para a Dexco, apesar do múltiplo elevado ao qual foi realizada a operação. É uma linha complementar aos revestimentos cerâmicos da Portinari e da Ceusa, e que pode ganhar visibilidade com a escala atual da Dexco, mesmo sendo um produto de nicho e super premium.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Dexco anuncia bonificação de 10% em ações e antecipação dos dividendos.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - BRF
E eu com isso

Incertezas no follow-on da BRF

A BRF (BRFS3), dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou na manhã desta terça-feira (18) que seus acionistas aprovaram o aumento de capital (follow-on) pretendido

Read More »
Levante Ideias - Juros
E eu com isso

Juros sobem na Europa e nos EUA

Três notícias movimentam os mercados internacionais de títulos na manhã desta quarta-feira (19). A primeira foi o fato de que os juros dos títulos referenciais

Read More »
Levante Ideias - Sinqia
E eu com isso

Sinqia adquire LOTE45

A Sinqia (SQIA3) anunciou, nesta terça-feira (18), após o fechamento dos mercados, a sua segunda aquisição neste novo ciclo de crescimento inorgânico, iniciado após o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.