Levante Ideias combustível

Desempenho da Raízen no 2T do ano-safra 21/22

A Raízen (RAIZ4), maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, reportou na noite de quinta-feira (11) seus resultados referentes ao segundo trimestre do ano-safra 2021/22. Sua receita e Ebitda foram acima do esperado, com destaque para o segmento de renováveis, após a integração da Biosev.

Para melhor comparação dos resultados, a Raízen divulgou seus números pró-forma, isto é, considerando o resultado da Raízen em conjunto com o da Biosev nos períodos passados.

A receita operacional líquida foi de R$ 48,9 bilhões no trimestre, um aumento de 59,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelos maiores preços em praticamente todos os seus produtos.

Já o Ebitda ajustado pró-forma foi de R$ 3,269 bilhões, um recorde para a companhia, impulsionado pelo forte crescimento do segmento Renováveis, que representou 53,7% do Ebitda, enquanto o segmento de Açúcar representou 18,4% e Marketing & Serviços 27,9%.

O segmento de Renováveis engloba as vendas de etanol e energia elétrica, contando ainda com o etanol de segunda geração (E2G) e Biometano.

O segmento teve um crescimento de 63% no Ebitda ajustado, reflexo do maior volume vendido de energia elétrica com maiores preços e do forte aumento no preço médio do etanol (+63%), apesar da queda no volume de etanol.

O segmento de Açúcar teve uma queda de 21% no Ebitda ajustado, por conta do menor volume vendido no período (-30%), compensado pelo forte aumento nos preços (+43%).

A queda no volume é explicada pela estratégia da companhia de concentrar as vendas no segundo semestre do ano (entressafra), quando o produto costuma ter um preço maior, e também por conta da menor produção decorrente da quebra de safra.

Por fim, o segmento de Marketing e Serviços, que engloba a operação de distribuição de combustíveis e de proximidade no Brasil, através das marcas Shell e OXXO, e na operação de downstream na Argentina (refino, distribuição, lojas de conveniência e revenda de combustíveis).

O volume vendido total (Ciclo Otto, diesel, aviação) teve um aumento de 17%, decorrente da reabertura econômica em andamento.

O volume foi também superior ao de 2019. Já o Ebitda ajustado do segmento apresentou crescimento de apenas 1,3% por conta das maiores despesas no período, que reduziram a margem Ebitda em 13,4%.

E Eu Com Isso?

O resultado da Raízen foi bom, apresentando Ebitda recorde no período, impulsionado principalmente por maiores preços de etanol, energia e açúcar e a maiores volumes de combustível.

Dessa forma, esperamos um impacto positivo nas ações RAIZ4 no curto prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Raízen do 2T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.