Levante Ideias - Ministério do Meio Ambiente

Demissão de Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira (23), após muita pressão pela sua demissão – vinda do Congresso, outras alas do governo e sociedade civil.

O agora ex-ministro já balançava no cargo desde investigações da Polícia Federal em endereços ligados a seu nome e a abertura de dois inquéritos criminais no STF (Supremo Tribunal Federal).

O primeiro tratando da suspeita de facilitação à exportação ilegal de madeira, aberto pelo ministro Alexandre de Moraes, e o segundo, aberto pela ministra Cármen Lúcia, decorrente de uma notícia-crime apresentada pelo delegado da PF, Alexandre Saraiva, acusando Salles de obstrução de justiça em apurações envolvendo apreensão de madeira.

Nomeado para o ministério do Meio Ambiente desde o início do governo Bolsonaro, o chefe da pasta colecionou uma série de polêmicas: flexibilização da legislação ambiental; crise de incêndios no Pantanal; as falas mais fortes na polêmica reunião ministerial e as investigações envolvendo seu nome.

Nos bastidores, interlocutores do governo sabiam que Salles estava cansado, mas não esperavam uma demissão precoce – afinal, ele era considerado um dos nomes de confiança de Bolsonaro e não haveria intenção de demiti-lo.

Outra narrativa que circula nos bastidores de Brasília é de que sua demissão acabou sendo antecipada para desviar o foco da nova polêmica acerca de irregularidades e superfaturamento no processo de aquisição de doses da vacina Covaxin, do laboratório indiano Barath Biotech.

A polêmica surgiu após o deputado Luís Miranda (DEM-DF), da base aliada do governo, vir a público escancarar o esquema de corrupção e afirmar que o governo foi avisado previamente.

Seu irmão, Luíz Ricardo Fernandes Miranda, é servidor do ministério da Saúde e teria descoberto irregularidades.

A aquisição é, atualmente, alvo de investigação pelo Ministério Público Federal e pela CPI da Covid, mas a pasta da Saúde nega que tenha firmado qualquer contrato de compra do imunizante indiano.

No lugar do ex-ministro, assume o secretário da Amazônia e Serviços Ambientais do MMA (Ministério do Meio Ambiente), Joaquim Álvaro Pereira Leite.

O novo ministro foi conselheiro da Sociedade Rural Brasileira de 1996 a 2019 e tem excelente trânsito no agronegócio brasileiro.

E Eu Com Isso?

A saída do ministro tem peso simbólico, mas não deixa de ser relevante.

Salles era frequentemente visto com Bolsonaro e representava um dos pilares do eleitorado mais fiel no governo.

Ao mesmo tempo, contudo, seu substituto não deve promover mudanças radicais na atuação do MMA – parte do Congresso quer ver uma política ambiental diferente, mas a bancada ruralista elogiou o nome escolhido.

O cenário fervoroso em Brasília, nesta quarta, gerou algum ruído nos mercados e investidores ficaram mais cautelosos durante as negociações do pregão.

O grande impacto para os mercados deve ser a volta da CPI ao radar de investidores, com uma nova linha de investigação sendo aberta.

Fique atento aos novos desdobramentos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Reforma eleitoral.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.