Foto: Reprodução

Decotelli pede demissão

Após apenas cinco dias de sua indicação como o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli já deixou o cargo e o MEC fica novamente sem chefe. Na tarde desta terça-feira (30), Decotelli entregou sua carta de demissão após a permanência na pasta tornar-se insustentável – a posse do ministro deveria ter ocorrido na segunda-feira (29 de junho), mas foi adiada devido às suspeitas em torno de seu currículo acadêmico e profissional.

No currículo, Decotelli afirmou ter atuado como professor colaborador junto à Fundação Getulio Vargas (FGV), ter título de doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e ter feito pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, Alemanha. Desmentidas pelas instituições, as três supostas conquistas acadêmicas e profissionais abalaram a confiança de Bolsonaro no ministro e uma “solução pacífica” foi construída, resultando na carta de renúncia de Decotelli. A formação do ex-ministro tinha sido o principal motivo de sua escolha para o cargo.

O presidente agora exigirá uma melhor apuração dos currículos antes de escolher por um novo nome para a Educação; há uma lista de cotados atualmente.

Com a saída (ou não-entrada) de Decotelli, o cargo de ministro da Educação volta a ser disputado por diferentes alas do governo: militares querem um ministro de perfil mais moderado, enquanto a ala ideológica tenta promover um substituto mais parecido com o ex-ministro Abraham Weintraub. Ainda há pressão do Centrão, que comanda atualmente o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Menos importante o nome do que a simbologia: depois da bola fora do Planalto, escolher um nome mais radical para o comando da pasta pode colocar em xeque as recentes sinalizações de um governo mais “light”, com integrantes mais técnicos e menos polêmicos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Eleições devem ser adiadas

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.