De olho nos plenários

De olho nos plenários

Nesta segunda-feira (13), o Congresso Nacional promete bastante movimentação. Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal colocaram nas suas respectivas Ordens do Dia pautas importantes para o governo federal, relacionadas à economia e ao combate à pandemia do coronavírus.

Na Câmara, a sessão do Plenário está marcada para as 14h e prevê a votação do auxílio a estados (PLP 149/19), seguida da votação da MP 905/19, do Contrato Verde e Amarelo. Além disso, há um projeto de lei (PL 873/20) que amplia o escopo de trabalhadores informais beneficiados com o auxílio emergencial de 600 reais oferecido pelo governo.

Novamente, os projetos somente serão votados caso haja acordo entre lideranças partidárias. O substitutivo do Plano Mansueto, que diz respeito ao auxílio aos estados, havia sido considerado como uma “pauta-bomba”, mas deve ser reajustado de modo a limitar o socorro aos entes federativos, diminuindo seu impacto fiscal.

Já no Senado, a Ordem do Dia prevê a votação da PEC 10/2020, apelidada de PEC do Orçamento de Guerra. Aprovado sem muita dificuldade pelos deputados, o projeto cria um instrumento para impedir que os gastos emergenciais gerados em virtude do estado de calamidade pública sejam contabilizados no Orçamento da União. É muito provável que, apesar de estar na pauta, a votação não ocorra no dia de hoje devido a divergências sobre o texto e a necessidade da PEC.

A semana começa bastante movimentada no Legislativo e qualquer resolução sobre os temas acima pode animar, ou desanimar, o mercado local. Entendemos como positiva a iniciativa do Contrato Verde e Amarelo e o auxílio aos estados e municípios, desde que o escopo da ajuda seja substancialmente reduzido.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também:Pandemia testa os limites da eficácia da intervenção estatal

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Resultados do 2T20 da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta segunda-feira (20), após o fechamento do mercado e com atraso, seus resultados do segundo trimestre de 2020. Como era de

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel