A Copel Telecom, subsidiária integral de serviços de telecomunicações da Copel (CPLE3/CPLE6), anunciou a compra da totalidade das ações da Nova Fibra, empresa provedora de internet com presença em São Paulo e Mato Grosso. A transação, que envolveu dinheiro e troca de ações, foi estimada em R$ 500 milhões, apesar de não ter sido oficialmente revelado pelo grupo. A companhia, no entanto, confirmou que Agnaldo Lopes, dono da Nova Fibra, ficou com cerca de 5% de participação no grupo, seguindo como executivo estratégico da companhia.
Para o negócio ser concluído, este depende ainda da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Com essa aquisição, as empresas da Copel Telecom estão avaliadas em aproximadamente R$ 6 bilhões.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para a holding Copel, com suas ações devendo reagir positivamente ainda no curto prazo. A aquisição da Nova Fibra permitirá à companhia ingressar nos mercados de São Paulo e Mato Grosso, expandindo sua atuação. De fato, a provedora adiciona ao grupo Copel cerca de 7 mil quilômetros de fibras em 25 cidades e 90 mil usuários de varejo, além de 3,5 mil clientes empresariais e mais dez empreiteiras homologadas.
Fortalecida, a perspectiva é que a Copel Telecom atue como provedora de rede neutra, ou seja, permitindo que mais de uma operadora utilize a mesma rede. Em determinadas localidades sua infraestrutura será complementar à rede neutra da Oi e, em outras localidades, competirá com a mesma.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—