Levante Ideias - Energia

Consumidores de energia migram para o mercado livre

Seguindo a tendência observada em 2021, o próximo ano deverá continuar com uma forte migração de consumidores do mercado regulado para o mercado livre de energia elétrica. Este movimento foi impulsionado primordialmente pela alta da tarifa energética, com esta sendo resultado do cenário de escassez hídrica enfrentado ao longo do ano e consequência do acionamento de térmicas, que provê energia mais cara quando comparada às hidrelétricas.

A despeito de uma redução considerável do risco de racionamento para 2022, é esperado que as tarifas continuem subindo no mercado regulado, com o despacho térmico sendo mais frequente para complementação do fornecimento de energia e manutenção dos níveis de reservatórios a patamares salutares.

Nesse sentido, os consumidores são atraídos para o mercado livre como uma alternativa de contratação de um fornecimento de energia mais barato, uma vez que este mercado permite que os mesmos negociem diretamente com geradores e comercializadores, sem a intermediação de uma distribuidora.

Segundo a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), cerca de 70 mil unidades consumidoras de grande e médio porte já poderiam migrar para o mercado livre, de acordo com as regras atuais do setor. Assim, diante da possibilidade de se aumentar expressivamente o número de consumidores que desejam realizar essa migração para o próximo ano, já observamos uma mobilização por parte de empresas que visam absorver essa demanda represada, com estas oferecendo ferramentas que aceleram a comercialização de energia para estes clientes.

E Eu Com Isso?

A alta da tarifa energética em 2021 acelerou um movimento que já vinha acontecendo de migração de consumidores para o mercado livre. De fato, esta deslocação inclusive motivou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a avançar com as novas regras para o ACL (Ambiente de Contratação Livre) neste ano, com o objetivo de aprimorar o mercado brasileiro de comercialização de energia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Leilão de reserva de capacidade de energia.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.